[SEO] Link building: O que é como fazer link building para melhorar sua posição no Google?

O link building é um conjunto de estratégias desenvolvidas para obtenção de sites apontando para o seu, o que melhora o seu posicionamento no Google.

O link é um voto de uma página para outra. O algorítimo do Google entende que, se há vários sites apontando para o seu, ele deve ser relevante. Por isso o coloca numa posição de maior destaque nas páginas de resultados. Quanto mais qualificados e visitados forem os sites com o link, melhor.

Logicamente, o ideal é que sejam portais de notícias ou sites de prestígio que de alguma forma tenham conexão com o core business da empresa. O site de uma borracharia contendo o link para uma doceria, pouco vai ajudar.

Para saber o grau de influência de um site basta olhar sua pontuação no Google, o Page Rank, recurso disponível em todos os browsers. Há também outros rankings que podem ser usados como parâmetro, como o TrustRank e o MozRank.

Construindo o Link Building

Antes de mais nada vale esclarecer: link building não é trocar ou pedir links para outros sites. O segredo do link building é produzir muito conteúdo de qualidade, atraente, com alto poder de replicação, e encontrar o público interessado em utilizar e compartilhar esse material.

É um trabalho contínuo, que exige planejamento, observação, rapidez e paciência. Analisar as tendências, assuntos em voga, comportamento do internauta é essencial, pois a partir desse conjunto será possível aproveitar “ondas” e produzir conteúdo que ajudará na ramificação do links.

Antes de sair por aí fazendo links, faça o planejamento. Por exemplo: no caso do site de uma doceria, que tipo de conteúdo podemos produzir, num modelo replicável, que agradasse sites de nosso interesse?

Oferecer um livro de receitas de doces em pdf certamente geraria muitos links. Vídeos mostrando o passo-a-passo da produção também. Press-releases contando as novidades da doceria provavelmente seriam publicados em vários sites e blogs de gastronomia. E uma ferramenta que calculasse a proporção do ingredientes da receita de acordo com o número de pessoas?

Só com planejamento é possível proporcionar solidez ao link bulding.

Veja a seguir alguns exemplos:

Guest Posts

Escrever posts/artigos para sites que são estratégicos para a empresa é uma das maneiras mais eficientes de obter links relevantes. Muitos sites e blogs aceitam (de bom grado) receber conteúdo, desde que seja exclusivo e de boa qualidade.

O primeiro passo é rastear e identificar potenciais blogs e sites e verificar se aceitam guest posts. Use o Google para isso. No nosso exemplo, a doceria pode usar o Google para encontrar blogs sobre doces.

O segundo passo é avaliar o tipo de material que é publicado. Se for condizente ao core business da empresa, entre em contato com seus editores e ofereça um post.

O post será avaliado e, caso aprovado, publicado. Vale ressaltar que o post não deve ser sobre a empresa, um produto ou serviço. Ele deve abordar algum assunto de interesse do leitor do site/blog.

O segredo é trabalhar as palavras-chave no post, no tagueamento da imagem e, no final, caso o publicador autorize, incluir um link para mais informações.

Estudos e Infográficos

 Estudos e pesquisas costumam encontrar ótima receptividade em todos os setores. Como se trata de informação relevante, sites e blogs publicam matérias referentes à pesquisa citando a fonte e, em alguns casos, incluem links para o site de origem.

O ideal é a empresa produzir estudos regulares sobre o seu setor de atuação. Com ferramentas de pesquisa online e gratuita, como o Survey Monkey, muitas vezes não é preciso contratar institutos de pesquisas.

Basta formatar o questionário e pedir para os internautas respondê-lo. Em alguns casos, pode-se premiar o respondente ou inclui-lo em algum sorteio.

Uma forma atraente de divulgar o estudo é por meio de infográficos (gráficos elaborados com amplos recursos visuais, como se estivesse contando uma história). Os infográficos são fáceis de compreender e muito compartilhados por sites e nas mídias sociais. É possível incluir tags no infográfico.

O ideal é que um designer desenvolva o infográfico. Mas há ferramentas que oferecem templates customizáveis, como por exemplo o PikToChart (www.piktochart.com).

Podcasts e Vlogcasts

Além de serem vistos como um serviço de “utilidade pública”, podcasts (arquivos em áudio) e vlogcasts (arquivos em vídeo) são em geral muito indicados pelos internautas. Quando eles gostam do conteúdo, costumam recomendar a amigos, publicando ou encaminhando os links para download.

Ebooks, Games, Ferramentas

A exemplo dos infográficos, ebooks, games e ferramentas online gratuitas são conhecidos como linkbaits, ou seja, iscas para links. Como o conteúdo é de interesse público, sites divulgam os links desses serviços. Na introdução deste capítulo citamos diversas possibilidades de linkbait para uma doceria (ebook de receitas, ferramenta para cálculo de proporção).

O mesmo conceito pode ser adaptado para qualquer tipo de negócio. O que é preciso ter em mente é que o conteúdo precisa ser útil, gratuito e fácil de compartilhar.

Mídias Sociais

Estudos recentes mostram que as mídias sociais já começam a ter expressivo poder de influência no ranqueamento do Google. Compartilhar links no Facebook, no Twitter, no Linkedin, no Pinterest e, principalmente no Google Plus, geram melhor posicionamento nas SERPs.

Por isso, a produção de conteúdo para as mídias sociais deve obrigatoriamente fazer parte de um projeto de SEO. Recomenda-se que diariamente os canais da empresa da rede sejam fomentados com informações, enquetes, fotos, infográficos, vídeos e outros tipos de material.

Em todas as páginas do site inclua botões de compartilhamento para as principais redes sociais.

Identificando os Links

Como saber quais sites estão linkando para o seu? A ferramenta gratuita mais utilizada é o Google Webmaster Tools, que contém uma seção chamada “Links to Your Site”. Há também ferramentas mais completas, porém pagas, como a Open Site Explorer e a Majestic SEO.

Precisando de um Agência de Marketing Digital?
Conheça a Ynusitado Digital Marketing Intelligence