Growth Hacking: o que é e como usar a favor da sua empresa

growth hacking

Todos os anos, surgem no marketing digital novas plataformas, metodologias, e consequentemente, nomes e termos para definir esses conceitos inovadores. Growth hacking é um destes termos, que apesar de ser novidade no mercado brasileiro, já é uma prática consolidada no mercado das empresas digitais nos Estados Unidos.

Nascido no Vale do Silício, o termo está se tornando cada vez mais comum entre as startups de tecnologia, mas, neste post, vamos mostrar a você porque essa metodologia pode também ser aplicada na sua empresa.

O que é Growth Hacking?

A definição é formada pela união de duas palavras: “growth” — em inglês, crescimento — e “hacking” — derivação da palavra “hacker”. Se voltarmos um pouco no tempo, vamos lembrar que hackers sempre foram aqueles indivíduos que entendem muito da tecnologia, a usam para testar os limites das organizações e, com isso, alcançarem seus objetivos.

Neste novo contexto, unindo as duas palavras, o Growth Hacking é uma metodologia usada para aquisição de clientes que reúne conhecimentos de marketing, de vendas e de tecnologia. Ou seja, uma área ocupada por profissionais que entendem muito da tecnologia e suas aplicações — hackers — e utilizam esse conhecimento para o crescimento de empresas.

Growth Hacking, então, é uma maneira mais dinâmica e criativa que busca ideias e soluções inovadoras no ambiente digital com objetivo de desenvolver negócios. É a interseção entre o marketing e o desenvolvimento de produtos, sempre com o pensamento em ter mais resultado.

Vantagens em usar o Growth Hacking na sua empresa

Redução de custo

Dissemos que o objetivo central de um growth hacker é buscar o crescimento do negócio, tendo mais resultado com menos esforço. Naturalmente, essa é uma das principais vantagens da metodologia para o seu negócio: redução com os custos de marketing, e principalmente, o custo de aquisição e manutenção dos clientes.

Agilidade

Muitas empresas costumam engessar muito seus processos de marketing e acabam perdendo oportunidades pela falta de agilidade da equipe. Esse é um problema que não acontece com o Growth Hacking: a rapidez para encontrar soluções e novas ideias é parte fundamental de um profissional dedicado a esta área.

Testes e escalabilidade

Por ser uma metodologia que vive em busca de fazer mais com menos, os testes são fundamentais — e, naturalmente, uma vantagem para sua empresa —, já que será possível que você teste diversos formatos para as iniciativas, até encontrar um modelo que traga resultados e seja escalável.

Foco no resultado

Por fim, uma das maiores vantagens: o Growth Hacking é focado em resultados mensuráveis e escaláveis. Ou seja, sem mais iniciativas e campanhas que não têm um objetivo claro e uma métrica definida. Se a métrica de resultados da empresa não for atingida pela ação, não há por que fazê-la.

Exemplos bem-sucedidos da sua utilização

Muitas empresas globais de tecnologia já usaram esse conhecimento. Veja só!

Tagline do Hotmail

Antes do lançamento do Hotmail, era necessário pagar para ter um endereço de e-mail. Quando criaram o serviço gratuito, os dois fundadores da empresa inseriram uma frase no rodapé de todos os e-mails que dizia: “Esse e-mail foi enviado pelo Hotmail. Cadastre-se gratuitamente!”. Isso foi o suficiente para alavancar drasticamente os cadastros de novos usuários.

Programa de recomendação do Dropbox

Quando surgiu o serviço de compartilhamento de arquivos do Dropbox, só havia contas gratuitas que davam direito a 2 Gb de espaço. O Growth Hacking deles foi: para cada novo usuário recomendado, você ganhava mais 500 Mb de espaço. Essa simples ação trouxe milhares de novas contas para o serviço.

Compartilhamentos do Instagram

O Instagram nasceu independente do Facebook, mas, mesmo antes de ser comprado pelo Mark Zuckerberg, eles já usavam a rede social azul em seu benefício. Uma vez que todas as fotos podiam ser compartilhadas diretamente na timeline do Face, as pessoas passaram a descobrir rapidamente de onde vinham aquelas fotos bacanas e com filtro, o que alavancou a aquisição de usuários do aplicativo.

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