Como gerar leads qualificados?

Ter uma ampla lista de leads qualificados é o sonho de qualquer empreendedor. Afinal, são internautas que passaram pelas etapas do funil de vendas e estão altamente inclinados a efetivar uma compra.

Se você não sabe como adquiri-los, não se preocupe! Neste artigo, você conhecerá as melhores dicas para gerar leads qualificados.

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Afinal, o que é um lead?

O termo “consumidor” possui uma definição abrangente. Afinal, qualquer pessoa pode assim ser definida quando tem o poder de compra.

Por isso, no marketing digital, utiliza-se a palavra lead para nomear usuários que iniciam um diálogo com a marca através da inscrição em uma newsletter ou o acompanhamento em uma rede social .

Ou seja, alguém que demonstrou-se atraído pelo seu produto ou serviço e solicitou receber mais informações a respeito. Porém, dentro das etapas que compõem o funil de vendas, é necessário diferenciar o grau de interesse entre os leads usando a técnica conhecida como lead scoring.

A partir daí, é simples: quando um usuário possui baixos níveis de engajamento, alta taxa de rejeição e baixa taxa de abertura de e-mails, é considerado apenas um lead – afinal, ele requisitou o recebimento da newsletter. Quando ele possui números satisfatórios, é considerado um lead qualificado e está a um passo de realizar uma compra.

Qual a importância de gerar leads qualificados?

Um lead qualificado, ou seja, aquele que interage regularmente com o conteúdo enviado, é muito importante pois:

  • Demonstra alto interesse no produto ou serviço;
  • Possui um bom relacionamento com a marca;
  • Enxerga a empresa como autoridade no assunto;
  • Confia nas dicas e pensa na marca como aliada.

Todos esses fatores reunidos significam que ele está pronto para receber uma oferta e as chances de fechar um negócio são grandes. Ou seja, está a um passo de se tornar um cliente.

Como gerar leads qualificados?

Gerar leads qualificados exige que o usuário seja nutrido constantemente. Mais do que isso, é preciso que haja qualidade no conteúdo enviado, tendo como objetivo melhorar o relacionamento e fazer com que o consumidor se encante com o conteúdo.

Existem muitos canais para geração de leads, como:

Porém, todos eles possuem como pilar o Marketing de Conteúdo. Isso significa que, seja qual for a sua estratégia, é necessário criar conteúdo relevante e que gere valor à persona da empresa, aproximando-a da marca.

Sendo assim, podemos dizer que o conteúdo é o principal ingrediente para a receita do sucesso quando seu objetivo é gerar leads qualificados. Independentemente da etapa em que o lead se encontra dentro do funil, o material enviado deve fazê-lo enxergar a empresa como referência.

Existem diversos formatos de conteúdo que podem ser utilizados para engajar o usuário, como e-books, infográficos, vídeos e webinars, por exemplo. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

  • E-book: livro digital com potencial de viralização em redes sociais. É um ótimo formato para aumentar o conhecimento da persona sobre assuntos de seu interesse. No e-book, você pode explorar o conteúdo em um nível mais profundo que um artigo de blog, por exemplo.
  • Infográfico: altamente compartilhável, este formato de conteúdo apresenta uma determinada informação de modo visual, organizado, fácil de entender e interessante para tornar mais lúdico o entendimento de um assunto mais extenso, sério ou complexo.
  • Vídeo: tem alto índice de aceitação, engajamento e compartilhamento. Os vídeos podem ser demonstrações de uso do produto, vídeo aulas, entrevistas e dicas, por exemplo.
  • Webinars: palestras, seminários, apresentações ou entrevistas que podem ser disponibilizadas gravadas ou ao vivo pela internet. Seu custo é relativamente baixo e esse formato aproxima o potencial cliente da empresa.

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