3 dicas matadoras para fazer um formulário que atraia clientes

Formulários são a porta de entrada para a confirmação de uma venda, por isso deve ser dada atenção especial a eles. Um formulário mal planejado pode se tornar um obstáculo onipresente para o sucesso de um comércio virtual.

Existem diversos exemplos de empresas que fazem investimento maciço em adwords, mídias sociais, email marketing e não conseguem a conversão. Sem a consultoria de um especialista, aumentam o budget de campanhas, fazem mudanças a esmo no layout do site e continuam enfrentando o problema.

Mal sabem que a solução do problema pode ser fazer simples ajustes no formulário. Por exemplo: você sabia que mais de 90% das desistências de uma compra acontecem quando a pessoa precisa informar seu CPF? Por conta disso, você acha que realmente é necessário solicitar essa informação em um cadastro inicial?

Confira a seguir 3 dicas matadoras para fazer um formulário com bom índice de conversão.

1) Simplifique: formulários extensos costumam afugentar clientes. Faça uma análise se realmente todos os campos do formulário atual são necessários. O que não for vital, corte. Se mesmo assim a quantidade de campos continuar grande (superior a 7) pense na possibilidade em dividir o formulário para ser preenchido em etapas. Por exemplo: no cadastro inicial, exigir apenas nome e email. Na efetivação de uma compra, solicitar CPF e endereço. Depois, a forma de pagamento. E assim sucessivamente.

2) Transmita Segurança: o sigilo de dados é uma das grandes preocupações de quem compra pela internet. Por isso, deixe claro que os dados fornecidos serão guardados em banco de dados protegidos e não serão repassados a terceiros.

3) Layout Funcional: o formulário deve ser o centro das atenções do internauta. Evite colocar na página links para outras seções, banners, fotos e qualquer outro elemento que desvie sua atenção. O usuário deve estar 100% focado em preencher o formulário.

Dica bônus – Ofereça algo em troca: o oferecimento de um desconto, um produto extra ou algum outro tipo de gratificação pode ser o estímulo que faltava para que o internauta preencha o formulário.

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