Você sabe o que é Content Marketing?

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Segundo o Content Marketing Institute, “marketing de conteúdo é a criação e distribuição de conteúdo em vários formatos para atrair e reter consumidores”.

De forma resumida a definição é perfeita. Mas o marketing de conteúdo engloba variáveis mais complexas, relacionadas principalmente à profundidade do conhecimento que a empresa tem do seu consumidor, a periodicidade e a forma de produção, os canais a serem utilizados, etc.

Devido à sua importância, o marketing de conteúdo não pode ser visto como uma atividade isolada e esporádica, de responsabilidade do “departamento de marketing”.

Ele deve ser praticado diariamente e constar no planejamento estratégico da empresa. Isso porque atualmente as pessoas, quando expostas a uma comunicação corporativa, imediatamente procuram obter mais informações por meio da internet.

Ser encontrado: é aí que o marketing de conteúdo mostra-se mais uma vez essencial. Quando querem pesquisar algo, as pessoas geralmente usam os mecanismos de busca (Google em especial).Quem produz conteúdo com uma boa parametrização entre qualidade e quantidade e faz o uso adequado das palavras-chave, acaba ficando em destaque nos resultados da pesquisa. Quanto melhor colocada a empresa no Google, mas visitas tende a receber.

Publicidade no lugar da propaganda: Outro ponto positivo do marketing de conteúdo é que ele transforma a propaganda em publicidade. O marketing de conteúdo reveste uma ação de vendas com uma embalagem de prestação de serviço.Se pensarmos que a compra é baseada em um processo (desejo em adquirir um produto>> pesquisa>> conhecimento das opções>> comparação>> escolha), nada mais lógico do que a empresa ajudar o internauta a tomar uma decisão.

Entretenimento: Como as mídias online são plataformas ágeis e informais, o conteúdo deve seguir a mesma premissa. Nada de escrever “teses de doutorado” na página da empresa. O objetivo é transmitir informação como entretenimento. Por isso vale usar muitos recursos visuais (vídeos, fotos, infográficos, tabelas) e ir direto ao ponto.O consumidor não quer “perder tempo”; quer obter a informação exata para tomar uma decisão. O content marketing ajuda a educar e fidelizar clientes com diferentes níveis de entendimento.Por isso, segmentar o conteúdo em níveis de profundidade também é recomendável. Assim, quem quiser saber mais, basta clicar em um link para ser direcionado a um conteúdo complementar.

Diferenciação: o marketing de conteúdo ajudará a empresa a se diferenciar da concorrência. Num mundo em que tudo se parece muito igual, ter ou fazer algo diferente é uma vantagem competitiva que deve ser explorada.Por isso a criatividade está mais do que em alta. Dentro do contexto adequado, ações inovadoras atraem a atenção do consumidor, faz com que se aproxime e divulgue a marca.

Percepção de valor: quanto mais qualificado, amigável, segmentado e diferenciado o conteúdo, maior percepção de valor terá do internauta. Em um input mental, ele adicionará a marca em seu escaninho de preferências. Toda vez que precisar de algo relacionado a um assunto relacionado à empresa, irá lembrar da marca e consultá-la.

Relacionamento: Como podemos perceber, o conteúdo também é essencial para manter as relações nas diversas mídias digitais, estabelecendo laços e criando vínculos, que despertem emoções e sentimentos, entre consumidor e marca. Através do conteúdo é possível atingir de forma permissiva uma base de clientes e prospects. Afinal, a palavra de ordem no mercado atual é relacionamento.

Confiança: com o tempo, o relacionamento vai gerando confiança. A confiança faz com que o consumidor divulgue e defenda a marca e até pare de pesquisar a concorrência quando quiser adquirir algo.

A longo prazo, o marketing de conteúdo é um das técnicas mais baratas que existem para se destacar no mundo virtual. Mas ela exige da empresa planejamento, persistência e tempo para que o efeito desejado aconteça.

 

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