Marco Civil da Internet: o fim do Remarketing?

O Marco Civil é um projeto que a partir de julho irá estabelecer direitos e deveres no ambiente digital brasileiro. A lei que foi sancionada nesta semana pela presidente Dilma Rousseff estabelece um tripé de regras.

Uma delas refere-se à proteção da privacidade dos dados pessoais de usuários. Ele obriga que os registros de conexão dos usuários sejam mantidos sob total sigilo pelo período de um ano. Essas informações dizem respeito ao IP da máquina e os dias e horários de acesso.

Essa regra deverá alterar a  forma como se faz publicidade digital no Brasil, principalmente o Remarketing.

O remarketing é a contínua exibição de um anúncio para o internauta que visitou determinada página de um site (a de uma camisa de futebol, por exemplo). Quando o internauta faz a visita ao site, um arquivo chamado “cookie” é instalado em sua máquina.

Assim, durante várias semanas, o internauta irá se deparar com o anúncio do produto pesquisado em vários outros sites. Com isso, as lojas aumentam as chances de vender seus produtos.

A idéia de aumentar o sigilo do internauta ajudará a combater alguns crimes, mas dará fim no marketing dirigido. Isso porque, de acordo com o texto aprovado, as empresas não poderão espionar o que o usuário faz na rede, acabando com as publicidades direcionadas.

Atualmente o Facebook e o Google enviam anúncios aos seus usuários de acordo com as mensagens que trocam e isso acabará já que será proibido monitorar, filtrar, analisar ou fiscalizar o conteúdo dos pacotes de dados. Este sigilo não poderá ser violado até que se tenha uma ordem judicial.

Essas restrições não serão totalmente abolidas, mas passarão por sérias adaptações, pois a nova legislação impedirá a troca de informações, mas outros dados de redes sociais como o “curtir” e “comentar” do Facebook ainda poderão ser aproveitados, desde que o usuário autorize.

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