Google começa a exibir anúncios na caixa de entrada do Gmail

Fonte: Época Negócios

Sem muito alarde, o Google começou a vender anúncios dentro das contas brasileiras do Gmail. Segundo o buscador, os Gmail Sponsored Promotions, nome interno da publicidade, começaram a ser comercializados no mercado brasileiro em outubro do ano passado.

Clientes como Uninove, FIAP, Cultura Inglesa e SmartFit e Nextel pagam para aparecer na pasta Promoções do Gmail. Dois anúncios do tipo ficam localizados na parte de cima da aba, sobre todos os e-mails promocionais recebidos pelo usuário. Estes anúncios já eram vendidos nos EUA desde 2013, mas chegaram ao Brasil só agora.

Os anúncios seguem um formato parecido ao dos e-mails, com o nome do anunciante na área reservada ao remetente e o título do anúncio no campo Assunto. Quando clicados, os anúncios se abrem em uma interface semelhante aos e-mails. O usuário pode salvá-lo na caixa de entrada ou encaminhá-lo.

Vender publicidade dentro do Gmail não é novidade para o Google, que vinha atrelando links patrocinados da plataforma AdSense no seu serviço de e-mails. Em maio de 2013, o Google reformou a interface do Gmail, introduzindo novas abas para e-mails prioritários, notificações e promoções, um espaço destinado a publicidades.

A mudança dos links patrocinados na lateral das mensagens pra anúncios na caixa de entrada que se parecem com mensagens é essencial na transição do desktop para o mobile: na versão para celular e tablets, o Gmail não tem o espaço lateral onde os links patrocinados sempre ficaram. O próximo passo já começou nos EUA: transformar a aba de promoções numa espécie de classificados online.

Precisando de um Agência de Marketing Digital?
Conheça a Ynusitado Digital Marketing Intelligence