Zuckerberg: “segredo do sucesso é errar bastante”

Na minha vivência na área de consultoria digital, o caso mais comum que costumo observar são de empreendedores que acham que estão errando pois não ficaram milionários depois de um mês que lançaram seu negócio ou que desistem depois de perceberem que terão que fazer ajustes ao seu plano inicial (como por exemplo investir em publicidade ou trabalhar muito mais do que imaginavam).

São pessoas que acreditam nas quatro grandes mentiras da falácia digital, ou seja, que ter um empreendimento online é rápido, fácil, barato e lucrativo. Por isso fico feliz quando leio reportagens nas quais grandes empresários do ramo deixam claro que para ter sucesso é necessário paciência, ousadia e fazer testes, muito testes.

Respondendo a questões de usuários do Facebook  durante a segunda edição da sessão “Q&A” (“perguntas e respostas”, na sigla em inglês) no final do ano passado na sede da companhia em Menlo Park, Califórnia, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que pessoas de sucesso não só aprendem com suas falhas, mas passam a maior parte do tempo errando.

“Se você é bem sucedido, a maioria das coisas que você já fez foram erradas”, afirmou. “O que importa no final é aquilo que você fez direito”. Nas poucas vezes em que acertar, disse ele, “você pode fazer mudanças um tanto quanto importantes no mundo”.

Se o dono da rede social mais importante do mundo disse isso, a lição que fica é: pense duas, três ou mais vezes antes de desistir do seu empreendimento depois de falhar.

Precisando de um Agência de Marketing Digital?
Conheça a Ynusitado Digital Marketing Intelligence