Você sabe o que são Programas de Afiliados?

Uma das principais preocupações de quem gerencia sites e blogs baseados em conteúdo informativo é encontrar uma forma de monetizá-los. Entre as opções de reverter tráfego em dinheiro está abrir espaço publicitário. Contudo, para “entrar no radar” das grandes agências e anunciantes e se mostrar como um parceiro que justifique o investimento, os sites precisam ter tráfego pesado, que gire em torno de 50 mil acessos dia.

Para os sites, blogs e até comunidades e perfis em redes sociais que não possuem uma quantidade tão alta de visitas, uma alternativa são os programas de afiliados.

O programa consiste na divulgação de produtos e serviços em troca de remuneração pelas vendas destes no seu site ou blog. É uma forma de publicidade na qual o proprietário do site anuncia as ofertas das empresas e ganha dinheiro se algum visitante comprar através da sua página.

A lógica de funcionamento de um programa de afiliados é bem simples. O site/blog/perfil/comunidade se cadastra a um programa de afiliados. Após incluir o código de ativação o site passa a exibir os banners (pode ser de apenas uma ou de várias marcas) em suas páginas. Os banners estão linkados aos sites dos anunciantes.

Se um visitante do afiliado clicar no banner, entrar no site do anunciante e realizar uma compra, uma comissão (geralmente um percentual do valor da compra, que varia conforme o programa, ou um valor fixo em dinheiro) é creditada na conta do afiliado como pagamento pela indicação.

Um software instalado junto ao carrinho de compras é responsável pelo rastreamento do afiliado que fez a indicação, pelo cálculo das comissões devidas e pela geração de relatórios, tanto para o comerciante quanto para o afiliado.

Entre os programas de afiliados mais conhecidos no Brasil estão AdSense (Google), Lomadee (Buscapé), BooBox, Rise, Zanox, Afilio, Netfilia, Netaffiliation e Mercado Sócios (Mercado Livre).

Para conhecer os serviços da Denis Zanini Consultoria de Marketing Digital, clique aqui.

Recomendado para você!