Você sabe o que é Smarketing e qual sua importância para um negócio?

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Hoje, no campo da gestão empresarial, existe uma infinidade de técnicas e conceitos que podem ser super úteis para sua empresa. Um deles é o smarketing, um conceito que visa unir o marketing às vendas, gerando resultados positivos. Se interessou?

Então que tal conferir este post que preparamos contando mais sobre essa técnica que pode ser excelente para aumentar o faturamento e a qualidade de trabalho da sua empresa? Acompanhe!

O conceito de smarketing

Para entender melhor do que se trata o smarketing, devemos começar explicando como surgiu a palavra. Ela é a junção do termo sales (do inglês, vendas) com o termo marketing, formando smarketing. E como o nome já diz, é uma técnica que reúne os dois times visando um aumento nas vendas da empresa.

A função do marketing é gerar demanda, enquanto a equipe de vendas converte essa demanda em negócios. Porém, um problema muito comum é a falta de união entre esses dois departamentos. Como as vendas estão intimamente ligadas ao marketing e vice-versa, é muito natural que harmonizá-los gere melhores resultados.

Dicas para utilizar corretamente essa união

Para aplicar o smarketing na sua empresa, é preciso antes de mais nada unir as metas de marketing e vendas. Com metas bem definidas e unificadas, as duas equipes poderão trabalhar com um mesmo foco, o que se refletirá no aumento do faturamento da empresa.

Uma importante técnica para que as equipes trabalhem bem juntas é fazer com que entendam a rotina uma da outra. Promover imersões de membros de uma equipe no dia a dia da outra é algo que torna fácil essa compreensão do processo de cada time.

É necessário ainda colocar em prática uma série de ações focadas em promover a comunicação de qualidade entre os funcionários, como reuniões periódicas entre as duas equipes e sistemas de informação unificados que permitam uma comunicação e uma troca de feedback constantes.

É interessante também elaborar um plano de ação onde fica detalhado qual o papel do marketing e das vendas. Esse plano de ação funciona como uma espécie de acordo de trabalho, em que cada time se compromete a fazer a sua parte na busca dos objetivos traçados.

As principais vantagens do smarketing

O smarketing é capaz de trazer enormes benefícios quando bem aplicado. O primeiro que deve ser destacado é o aumento nas vendas. Essa maior harmonia entre os times e um trabalho com um norte definido geram aumento na taxa de conversão em vendas e, consequentemente na lucratividade.

Vale destacar que o smarketing também gera uma melhoria no ambiente de trabalho. Equipes mais unidas e que compreendem melhor uma a outra trabalham melhor em conjunto, aumentando sua satisfação e reduzindo conflitos.

Outro importante benefício é que ter equipes engajadas e que compreendam melhor seu trabalho permite uma maior facilidade na hora de identificar possíveis erros e oportunidades de melhoria nos processos de trabalho. Os benefícios disso são inúmeros, podendo gerar redução de custos, menor perda de tempo, maior acertabilidade, dentre outros.

E aí, gostou de aprender sobre o smarketing? E se você acha que seus amigos também podem se interessar por esse tema, que tal ajudá-los? Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais!