Videos de “How to Do” ajudam no SEO e nas Mídias Sociais


Dê uma olhada no vídeo acima.

Viu?

Trata-se de um vídeo realizado por uma loja virtual de vendas de gravata, ensinando como realizar um nó Windsor. Você deve ter percebido que o vídeo é bem simples. Não tem apresentador, iluminação, lettering, falas…

Contudo, como um vídeo tão rudimentar pode ter mais de 188 mil visualizações?

Simples, ele explica algo que as pessoas procuram constantemente no Google:  “nó de gravata” tem uma média de 22 mil buscas por mês.

Vídeos de “how to do” (como fazer) são ótimos para indexar conteúdo no Google, atrair clientes, divulgar sua marca, atrair engajamento em redes sociais…

Esses vídeos são vistos “com simpatia” pelos internautas, pois os ajudam a resolver um problema. Mesmo que no final apareça o contato da empresa, o internauta sente-se grato pela ajuda e passa a considerar a empresa como uma aliada. Em muitos casos, até divulga o vídeo em suas outras redes sociais (Facebook, Twitter, blog) para ajudar os amigos que tem um problema parecido com o seu.

Qualquer empresa pode produzir vídeos com dicas de como usar aquilo que oferece. Por exemplo: uma escola de culinária pode ensinar como fazer um receita de risoto (12 mil buscas/mês no Google). Um escritório de contabilidade pode dar dicas de como organizar  finanças pessoais (5 mil buscas por mês). Um escritório de arquitetura pode dar dicas de decoração (8 mil buscas por mês) e por aí vai.

Mas não basta produzir o conteúdo certo para o público certo. É necessário otimizar o vídeo para os mecanismos de busca, do Google e do próprio Youtube. Se você assistir ao vídeo do nó de gravata diretamente no Youtube, verá que o arquivo está muito bem otimizado no título e na descrição, com o termo estratégico “nó de gravata” aparecendo em ambos.

Subir um vídeo e não descrevê-lo resulta em um bom material desperdiçado. Os mecanismos de busca não sabem interpretar imagens, apenas texto. Daí a importância de descrevê-lo, usando as palavras-chave no título, na descrição e nas tags. Ah, e não se esqueça de usar os recursos que o o Youtube oferece, como colocar legendas e incluir links para outros vídeos.

Na próxima vez, ao invés de usar um comercial tradicional para postar no Youtube, produza algo que tire dúvidas do seu público. Garanto que lhe trará muito mais retorno.

 

Precisando de um Agência de Marketing Digital?
Conheça a Ynusitado Digital Marketing Intelligence