Até alguns anos atrás a prática de email marketing era feita de forma quase anárquica. A facilidade de obtenção dos endereços eletrônicos criou um mercado negro de vendas de e-mails, que era utilizado por muitas empresas para o envio de campanhas sem qualquer acuidade ou senso estratégico.
Para evitar a prática descontrolada, algumas entidades (como a Abemd, a Fecomércio, a IAB e a ProTeste) criaram o Código de Autoregulamentação Para a Prática de Email Marketing (CAPEM).
Entre as recomendações e normas do Código estão:
- Envio de e-mails somente para base opt-in ou soft opt-in
- Deve-se preferencialmente oferecer ao cliente que assinale a freqüência de recebimento de informações
- Os dados do destinatário não poderão ser repassados para outras empresas
- O remetente deve ser identificado no campo de origem
- O email deve conter dois canais para optout
- O assunto da campanha deve estar relacionado ao conteúdo do email
- Uso somente de html ou txt
- Não conter arquivos executáveis
- Não conter imagens pesadas
- Não utilizar IP dinâmico
Acesse o Código de Autoregulamentação Para a Prática de Email Marketing (CAPEM)
http://www.abemd.org.br/pagina.php?id=18
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