6 maneiras de promover sua marca no Pinterest

Por Denis Zanini

Recente matéria publicada pelo site Mashable revelou que em janeiro o Pinterest, rede social para compartilhamento de imagens criado em 2009, foi o sexto maior site de direcionamento de tráfego do mundo, ficando à frente de grandes medalhões, como Twitter, LinkedIn e Youtube. Por conta disso, empresas já estão de olho em maneiras para utilizar o novo canal para promover seus produtos e turbinar as visitas aos seus sites.

A forma de funcionamento do Pinterest é simples. O pinner (usuário do site), quando quer transferir para seu mural uma imagem vista na web, pode fazer a operação informando o link da imagem ou arrastando o botão pin it sobre ela. Essa imagem ficará disponível para os outros usuários, que poderão comentar, curtir ou fazer o repin (copiar) da foto. Vinculando um link à imagem, o internauta que quiser saber mais informações sobre ela, bastará clicá-la para ser direcionado ao seu site de origem.

Esse é o segredo para ganhar tráfego via Pinterest: imagens bonitas, de alta qualidade, com links que levem a landing pages estratégicas. Entre alguns cases interessantes, temos a do Etsy (http://pinterest.com/etsy/ com 66 mil seguidores), loja que disponibiliza um portfólio de produtos artesanais para decoração e moda, e o Visit Savannah, cidade dos Estados Unidos que criou boards específicos para seus hotéis, restaurantes, lojas, monumentos, etc. A página do município (http://pinterest.com/visitsavannah/) já tem mais de 12 mil seguidores.

Abaixo, outras seis dicas de utilização do Pinterest para promover sua empresa.

Botão Pinterest: disponibilize o botão do “Pin it” em seu site ou blog. Dessa forma, os internautas que gostarem de suas imagens poderão adicioná-las em seus murais de forma mais fácil;

Desenvolva infográficos: infográficos contém informações valiosas e grande apelo visual, configurando-se num potencial arquivo a ser compartilhado. Tenha em sua página no Pinterest um mural exclusivo de infográficos;

Disponibilize capas de ebooks e apresentações: se sua empresa elabora ebooks, apresentações, white papers ou outros documentos com conteúdo relevante, disponibilize as capas para que os usuários possam ter acesso ao material completo, clicando-as;

Mural dos consumidores: crie um mural exclusivo para os consumidores. Estimule-os, por meio de prêmios, a enviar fotos utilizando seu produto, para desenvolver o conceito de lifestyle;

Crie concursos: prêmios são sempre estimulantes, por isso crie periodicamente concursos que estimulem a interação com o consumidor. Por exemplo, se sua empresa fabrica papel, promova um concurso de origami. Se sua empresa for do ramo calçadista, promova um concurso com imagens mostrando os lugares mais bonitos onde seus sapatos os levaram. Utilize a quantidade de likes para indicar o vencedor.

Utilize hashtags: assim como o Twitter e o Google+, o Pinterest permite o uso de hastags, para facilitar a localização de imagens por temas.

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