Proposta de valor: menos tempo comprando, mais tempo para as outras coisas

O que você valoriza mais do que dinheiro? Para muita gente, tempo é um bem muito mais valioso do que o dinheiro.

Foi com base nessa premissa que a Rimi, uma rede de supermercados de médio porte da Noruega, criou um novo posicionamento para a empresa.

Como ela não conseguia competir com seus concorrentes no quesito preço, optou ter como proposta de valor dar rapidez e agilidade aos seus clientes.

Ao invés de reter o máximo possível seus clientes na loja para que consumam mais, como fazem a maioria dos supermercados, eles criaram todo uma estrutura para que eles ficassem “menos tempo comprado e mais tempo para fazer tudo mais”.

O primeiro passo foi padronizar todo o layout interno das lojas, de modo que todos os produtos ficassem no mesmo lugar, em qualquer unidade.

O segundo foi criar o Rimi Pluss, um aplicativo que une uma lista de compras com o local onde o produto se encontra. Assim, ao entrar na loja, a pessoa consulta a lista e verifica onde está o produto, possibilitando que as compras sejam feitas de forma mais rápida.

Em apenas 1 mês o aplicativo foi baixado por 20% da população da Noruega.

Confira acima o vídeo com mais detalhes sobre esse case