Por que o uso de personas é fundamental em negócios digitais?

Pesquisa-de-Mercado-Buyer-Personas-740x314

Responda rápido: para quem você vende? Você realmente conhece o seu público-alvo? Se você titubeou em responder, provavelmente deve estar precisando urgentemente rever o conceito de buyer persona — ou então não se incomoda em desperdiçar seu orçamento tentando atrair clientes que jamais comprarão o produto ou serviço que a sua empresa oferece. Neste post, você vai entender por que lançar mão das personas certas é fundamental para alavancar seus dividendos. Confira:

O consumidor não é mais o mesmo

A popularização da internet de banda larga e as plataformas mobile contribuiu para uma sensível mudança no comportamento do consumidor. Se antes os vendedores eram os grandes detentores de todo e qualquer tipo de informação acerca dos produtos que comercializavam, hoje são os consumidores que possuem, ao alcance de um clique, boa parte dos dados de que necessitam antes de decidirem por uma compra.

Esse empoderamento do consumidor fragilizou as táticas invasivas do marketing tradicional e levou as empresas digitais a adotarem estratégias para conhecer melhor as necessidades desses clientes ideais — ou buyer personas — e assim produzir um conteúdo mais qualificado que tivesse real apelo para eles, ao mesmo tempo em que os impulsionasse dentro do funil de vendas.

O cliente quer ser educado

Somente uma criteriosa criação das personas, por meio de pesquisas de campo e levantamento de dados demográficos e comportamentais, permite que a empresa, de fato, conheça os seus clientes, de forma a oferecer soluções viáveis para seus problemas.

Mais do que isso, os consumidores não buscam apenas a satisfação simbolizada pela compra de um novo item, como um carro zero ou uma geladeira. Eles querem ser educados (e conduzidos) por um conteúdo personalizado, para que possam realizar compras cada vez mais conscientes.

Uma empresa que não trabalha as personas e sequer conhece o seu público-alvo jamais terá condições de suprir essa nova expectativa da clientela. Lembre-se de que, apesar do farto volume de informações disponível na web, o cliente só fará uma decisão de compra se se sentir suficientemente cativado pela ideologia da empresa e se identificar com a sua marca (o local ideal para cultivar esse relacionamento é nas mídias sociais).

A economia do conteúdo relevante

Uma estratégia de marketing de conteúdo que não leva em conta o estudo de personas é sinônimo de prejuízo! Isso porque uma grande quantidade de conteúdo será produzida no formato de blog posts, e-books e email marketing, por exemplo, para ninguém ler. Ora, sua empresa não precisa que efetivamente todo mundo leia o conteúdo que é produzido, mas apenas as personas certas.

Não desperdice o precioso tempo de sua equipe de redatores com um conteúdo que baterá de frente com as personas conhecidas como never will, que não se enquadram no perfil para adquirir aquilo que você vende. Foque nas personas que podem se beneficiar com o seu negócio.

Agora que você conheceu 3 razões pelas quais as personas são imprescindíveis em qualquer estratégia de marketing digital, não deixe de aplicar essa estratégia no dia a dia. Essas representações de clientes ideais muitas vezes podem se transformar ao longo do processo à medida que interagem, mais ou menos, com o conteúdo que você disponibiliza em blogs e site

Precisando de um Agência de Marketing Digital?
Conheça a Ynusitado Digital Marketing Intelligence