Por que o Marketing Digital é indispensável para o sucesso do seu e-commerce?

Vender bem e sempre exige um planejamento estratégico muito bem-feito. Dentro de todo o planejamento, seja considerando produtos ou logística, está também o ponto “comunicação”, em que é fundamental um investimento para conseguir alcançar o maior número possível de clientes potenciais. Para quem está investindo em lojas virtuais, não é diferente: o sucesso no e-commerce depende diretamente de uma boa comunicação e de uma estratégia bem estruturada de marketing.

Por se tratar de uma loja virtual, é recomendado trabalhar estratégias de marketing digital, pois assim fica mais fácil encontrar pessoas que estão conectadas e interessadas no que você tem para oferecer.

Pensando em otimizar os resultados da sua empresa e garantir o sucesso do e-commerce, preparamos esse guia para que você saiba mais por que o Marketing Digital é fundamental para alavancar as vendas do seu negócio.

A importância do Marketing Digital para o e-commerce

O Marketing Digital é uma forma de divulgação e aprimoramento do seu negócio. Ele ajudará a atingir o público potencial do seu e-commerce, além de dar insights de como otimizar os investimentos que você vem fazendo,ajudando a construir uma marca empresarial forte e bem consolidada no mercado.

Com as estratégias certas, é possível potencializar o alcance da sua loja e melhorar a aquisição de novos clientes. Se, além disso, o investimento for bem elaborado, conseguimos aumentar o ticket médio e deixar o lucro da sua loja virtual nas alturas. Tudo isso online, por um preço muito mais baixo do que o das famosas mídias tradicionais.

Os benefícios do Marketing Digital para o sucesso no e-commerce

Pensando então na melhoria das vendas e no aumento do alcance e satisfação dos seus clientes, é hora de identificar as oportunidades nas diversas estratégias que o Marketing Digital disponibiliza para nós!

Vamos conferir as mais relevantes e que estão dando mais resultado.

Aumentar as vendas por meio do SEO

O investimento em SEO é fundamental para aumentar as vendas do seu e-commerce. Ao criar a sua loja virtual, invista em SEO on e off page, sempre considerando as palavras-chave mais relevantes para o seu público. Ou seja, você tem a possibilidade de conseguir bons resultados, por um preço ideal para o seu empreendimento.

Outro ponto que precisa ser considerado para que você consiga obter sucesso, é a criação de uma loja responsiva. O Google mudou seu código e agora apenas páginas responsivas aparecerão nos resultados dos mecanismos de busca de pesquisas feitas via mobile.

Ter as redes sociais como aliadas de comunicação

Investir em redes sociais é uma forma de otimizar a comunicação entre o seu público e a sua loja. Afinal, muitos clientes e potenciais consumidores já estão procurando por você nestas mídias.

Por isso, tenha contas nas redes sociais para ter um canal de comunicação caso apareçam algumas dúvidas ou qualquer problema. Além disso, sempre resolva as questões dos usuários, já que a pior coisa de se fazer nas redes sociais é deixar de lado as dúvidas dos clientes.

Responda todos, crie um canal de relacionamento e fidelize todos esses clientes na sua loja. Compartilhe campanhas exclusivas nas redes sociais e sorteie alguns produtos ou códigos de desconto, por exemplo. Ter uma rede social eficaz e ativa é uma grande força.

Ter autoridade sobre um assunto

Invista em conteúdo no seu e-commerce. Quanto mais informações sobre um produto ou serviço o consumidor tiver, melhor. São muitos os casos de aumentos de vendas devido à eficácia dos conteúdos específicos.

Deixe as particularidades de cada um deles o mais claro possível, para que o usuário não tenha que abandonar a sua página para encontrar todas as informações sobre o produto/serviço.

Impulsionar a experiência do usuário

A experiência do usuário é fundamental no seu e-commerce. Ela é uma das grandes vantagens do Marketing Digital. Para potencializá-la, peça para amigos ou familiares que não estão familiarizados com a sua loja virtual para tentarem comprar algum produto ou serviço e observe as dificuldades que eles enfrentaram nessa tarefa. É preciso que todo o e-commerce seja intuitivo e bem simples de ser utilizado.

A importância disso? Além de diminuir o número de abandono de carrinho e aumentar o número de vendas, também ajuda no SEO. Os mecanismos de busca entendem que um e-commerce com altos números de conversão é uma loja virtual confiável e, por isso, quando os usuários fizerem pesquisas com palavras-chave que representam os produtos e serviços da sua empresa, a sua loja virtual aparecerá nos resultados com prioridade.

Criar anúncios de links patrocinados

Invista em anúncios nos mecanismos de busca e em sites parceiros e você verá o aumento das suas vendas. Explore palavras-chave interessantes para o seu negócio, permitindo que o usuário encontre sua loja quando pesquisar por eles.

Conquistar clientes pelo e-mail marketing

Há quem diga que o e-mail marketing está morto. A realidade por trás dessa afirmação é apenas o fato de que algumas pessoas ainda não sabem como utilizar essa estratégia, já que esta ferramenta é uma grande aliada.

Para aumentar o ticket médio das compras do seu e-commerce, invista em campanhas de e-mail marketing  envie descontos exclusivos, atualize os clientes a respeito de novos produtos e serviços etc.

Se possível, organize-se para investir também em campanhas sazonais. Para o e-commerce, essas datas comemorativas são a maior fonte de renda. Por isso, trabalhe-as com sabedoria: separe budget para investimento em fretes grátis ou grandes taxas de desconto, como a Black Friday.

Encontrar os influenciadores ideais para a sua marca

O número de influenciadores digitais vem crescendo. Isso abrange desde o mundo da moda, saúde e fitness, até aqueles que falam de jogos ou itens para casa — para cada negócio, há uma opção. Esses influenciadores são pessoas com um altíssimo número de seguidores nas redes sociais e que acabam tendo certa influência nos hábitos de compra desses usuários.

Com o Marketing Digital, ficou muito mais fácil promover a sua marca por meio desta experiência. Por isso, busque por algum que atinja o mesmo público que a sua loja e ofereça alguma parceria. É uma forma simples de conseguir aumentar a audiência da sua empresa e o número de vendas feitas pela loja online.

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