Os 5 grandes grupos de audiência online

O Brasil possui hoje cerca de 100 milhões de internautas, de acordo com o último levantamento do Ibope Nielsen, que incluiu no grupo crianças e adolescentes com acesso à internet em casa.

Siga-me no Twitter
Siga-me no Linkedin
Assine a Newsletter

A maioria fica em média cerca de 40 horas semanais conectada, visitando sites, comentando em blogs e publicando posts nas redes. A audiência online no Brasil está concentrada em cinco grandes grupos: portais horizontais, portais verticais, buscadores, redes sociais e blogs.

Vamos conhecer melhor cada um deles:

  • Portais horizontais: são os grandes portais de notícias, como o UOL, IG, Terra, Globo. Publicam conteúdo diversificado e concentram a maior fatia da audiência. Por isso o público é altamente abrangente. São bons canais para impactar a grande massa. É necessário budget elevado para anunciar.
  • Portais verticais: são os portais de nicho, ou sejam, publicam conteúdo dedicado a um tema específico. Como exemplos podemos citar o Lancenet, o Bolsa de Mulher e o Vírgula. Audiência é menor, porém o público é mais segmentado, o que aumenta a relevância e a taxa de conversão.
  • Buscadores: são os mecanismos de buscas online, composto por Google (90% de acessos), Bing e Yahoo. O termo buscado serve como direcionador do anúncio que será exibido ao internauta. Muitas vezes é usado depois da audiência ser impactada por campanha em alguma outra mídia (TV, rádio, impressos). Tem alto poder de conversão.
  • Redes sociais: são os sites de relacionamento, representados no Brasil principalmente por Facebook, Youtube, Twitter, Instagram. Cerca de 90% dos internautas brasileiros estão cadastrados em alguma rede. São ótimos canais de relacionamento mas não geram necessariamente vendas diretas.
  • Blogs: são sites mais simples, estruturado de forma vertical (um post abaixo do outro, de acordo com a data de publicação) voltado para o desenvolvimento de conversas. Estão cada vez mais profissionais e, com isso, atraem o interesse dos anunciantes. Entre os exemplos temos Kibeloco, Não Salvo, Garotas Estúpidas.
Há também um outro grupo que está crescendo bastante e que vem atraindo a atenção das empresas e anunciantes, o de games online.

Logicamente, esses grandes grupos não são isolados, eles interagem de forma constante entre si. Qualquer grande portal ou blog está presente hoje nas redes sociais e depende delas para gerar engajamento e tráfego.

Precisando de um Agência de Marketing Digital?
Conheça a Ynusitado Digital Marketing Intelligence