O Brasil possui hoje cerca de 100 milhões de internautas, de acordo com o último levantamento do Ibope Nielsen, que incluiu no grupo crianças e adolescentes com acesso à internet em casa.
Siga-me no Twitter
Siga-me no Linkedin
Assine a Newsletter
A maioria fica em média cerca de 40 horas semanais conectada, visitando sites, comentando em blogs e publicando posts nas redes. A audiência online no Brasil está concentrada em cinco grandes grupos: portais horizontais, portais verticais, buscadores, redes sociais e blogs.
Vamos conhecer melhor cada um deles:
- Portais horizontais: são os grandes portais de notícias, como o UOL, IG, Terra, Globo. Publicam conteúdo diversificado e concentram a maior fatia da audiência. Por isso o público é altamente abrangente. São bons canais para impactar a grande massa. É necessário budget elevado para anunciar.
- Portais verticais: são os portais de nicho, ou sejam, publicam conteúdo dedicado a um tema específico. Como exemplos podemos citar o Lancenet, o Bolsa de Mulher e o Vírgula. Audiência é menor, porém o público é mais segmentado, o que aumenta a relevância e a taxa de conversão.
- Buscadores: são os mecanismos de buscas online, composto por Google (90% de acessos), Bing e Yahoo. O termo buscado serve como direcionador do anúncio que será exibido ao internauta. Muitas vezes é usado depois da audiência ser impactada por campanha em alguma outra mídia (TV, rádio, impressos). Tem alto poder de conversão.
- Redes sociais: são os sites de relacionamento, representados no Brasil principalmente por Facebook, Youtube, Twitter, Instagram. Cerca de 90% dos internautas brasileiros estão cadastrados em alguma rede. São ótimos canais de relacionamento mas não geram necessariamente vendas diretas.
- Blogs: são sites mais simples, estruturado de forma vertical (um post abaixo do outro, de acordo com a data de publicação) voltado para o desenvolvimento de conversas. Estão cada vez mais profissionais e, com isso, atraem o interesse dos anunciantes. Entre os exemplos temos Kibeloco, Não Salvo, Garotas Estúpidas.
Logicamente, esses grandes grupos não são isolados, eles interagem de forma constante entre si. Qualquer grande portal ou blog está presente hoje nas redes sociais e depende delas para gerar engajamento e tráfego.
Precisando de um Agência de Marketing Digital?
Conheça a Ynusitado Digital Marketing Intelligence