Os 4Ps do Email Marketing

 

Uma campanha de email marketing precisa seguir diretrizes para ter sucesso. Essas diretrizes estão contidas nos 4 Ps (Proposta, Pertinência, Permissão e Permanência) do email marketing, que serão abordados a seguir.

1) Proposta

Quando uma empresa decide fazer uma campanha de email marketing, precisa ter uma proposta clara e objetiva. É o primeiro item da lista a ser observado. Isso engloba o produto/serviço comercializado e em que condições, (preço, prazo, condições de pagamento, promoções de venda). A proposta também engloba a mensagem e o layout, observando-se técnicas de persuasão e evitando-se palavras que podem ser consideradas spam e também uso de imagens pesadas.

2) Pertinência

A pertinência diz respeito a quanto a empresa e sua proposta são relevantes para seu público. Por isso, a produção de conteúdo qualificado e a segmentação do mailing são essenciais. Pessoas tem interesses e comportamentos diferentes, e não se deve usar uma comunicação padrão em todos os emails. Cabe à empresa, depois de definida a proposta, elaborar o conteúdo para cada tipo de receptor. O produto pode ser o mesmo para todos, mas a mensagem, principalmente quando o público é muito amplo, precisa ser adaptada para gerar melhor cognição entre emissor e receptor.

3) Permissão (Opt-in e Opt-out)

É a base de tudo. Não se faz (ou não se deve fazer) campanhas de email marketing se o endereço eletrônico for obtido sem a autorização do destinatário ou, pelo menos, sem um relacionamento prévio. De nada serve usar mailing com milhares de nomes que são vendidos à esmo em sites “especializados”. A permissão deve ser obtida pelo opt-in, ou seja quando o internauta consente em receber email do receptor. Essa permissão pode ser obtida no site (ter um campo de cadastro na home sempre é recomendável) ou no meio físico, quando o internauta preenche uma ficha em alguma loja, por exemplo. Tão obrigatório quanto o opt-in é o opt-out, ou seja, o mecanismo de descadastro, que deve constar em todo email.

4) Permanência

Um email só não faz milagres. Comunicação em vendas é um processo que exige tempo e estratégia. Geralmente, a conversão só acontece depois de cumpridas todas as etapas. Muitas empresas ficam desiludidas com o email marketing quando, depois de um ou dois envios, não obtem o resultado que esperavam. Daí abandonam a campanha ou fazem pior: passam a enviar, diariamente, mensagens repetidas para sua base, na esperança de reverter o quadro. Isso gera um efeito ainda mais negativo, culminando em um alto índice de opt-out e prejudicando a imagem da companhia. Na estratégia de email marketing deve constar os tipos de mensagens que serão enviadas para cada público e com qual periodicidade. A mensagem deve ser ajustada de acordo com a etapa, com algo diferente, criativo, para que ele entenda que faz parte de um processo.

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