O que são testes A/B ou Multivariáveis?

pressfoto/freepik

Teste A/B ou Teste Multivariáveis são métodos usados para descobrir que tipo de conteúdo (seja uma homepage inteira, a cor de um botão, o assunto de uma newsletter, a foto de anúncio, etc) gera mais retorno.

Tudo que é digital pode ser mensurado. E mensurações são infinitamente melhores do que achismos ou adivinhações na hora de tomar decisões, pois nos ajudam a descobrir por meio de números qual opção é mais eficaz.

Com que cor posso ganhar mais dinheiro?

Por exemplo: uma loja virtual quer descobrir se a cor do botão “comprar” gera alguma interferência significativa nas vendas. Para isso ela irá criar duas ou mais páginas de teste oferecendo um mesmo produto, com o mesmo preço e imagens, mas com botões de cores diferentes.

Vamos supor que foram criadas 4 páginas: uma com botão vermelho, outra com botão azul, outra com botão amarelo e outra com o botão preto. Essas páginas serão exibidas para uma amostragem igual de internautas (25% para cada uma) durante um determinado período.

Depois de uma semana verificou-se que a página com o botão vermelho obteve um número significativamente maior de conversões. Depois disso, a empresa pode adotar o botão vermelho como padrão ou fazer melhor: realizar mais testes com botões vermelhos com formatos diferentes. Dessa forma, terá certeza absoluta de estar fazendo a melhor opção.

O que mais posso testar?

O mesmo teste pode ser usado para descobrir que tipo de foto gera mais retorno em um anúncio; qual mensagem de “call to action” estimula as pessoas a clicarem em um link de uma notícia (ex: “leia mais”, “saiba mais”, “veja história completa”); que tipo de fonte utilizada na chamada é mais eficiente em um página, e por aí vai.

É possível testar uma única opção ou uma combinação de variáveis simultaneamente. Grande portais de ecommerce costumam testar grande volume de combinações, pois isso interfere diretamente nas vendas. O recorde mundial é do Youtube, que testou 1024 combinações, incluindo até o uso de palavras maiúsculas e minúsculas.

Ferramentas de Testes A/B

Confira a seguir um vídeo explicando como funciona o Google Website Optimizer e uma lista de ferramentas para realizações de testes A/B e Multivariáveis.

www.google.com/websiteoptimizer

http://www.sitespect.com/

http://www.vertster.com/

http://visualwebsiteoptimizer.com/

http://www.omniture.com/en/products/conversion/testandtarget

http://www.webtrends.com/Products/Optimize/Segmentation

http://unbounce.com/

http://www.clicktale.com/

http://www.crazyegg.com/

Precisando de um Agência de Marketing Digital?
Conheça a Ynusitado Digital Marketing Intelligence