freepik
Uma prática comum dos webdesigners é usar o logo da empresa como um botão de “Home”, ou seja, um link para que o internauta, ao clicar, acesse a página principal do site.
Uma pesquisa da ProMedia Corp junto aos 500 sites mais acessados do mundo identificou que 63% deles não possuem um botão exclusivo de acesso à página inicial.
Essa solução é usada principalmente para “abrir” espaço no menu para outras páginas e deixar o layout mais clean. Em portais e em sites com muitas seções, é necessário otimizar ao máximo o menu, que é uma das áreas mais nobres e úteis do site.
Também é usada para dar valor e uma função extra ao logo, e, quando combinada com um botão “Home”, deixar a navegação fica mais eficiente. Assim, o internauta tem duas opções para voltar à página principal do logo.
Contudo, o logo clicável ainda não é universalmente entendido como uma forma de retornar para home. Por isso, antes de definir se o seu site deve ter um botão de “Home” ou não, é necessário avaliar qual o público-alvo do site.
Sites para crianças e pessoas mais velhas devem conter ícones que facilitem o reconhecimento da função dos botões. Dessa forma, o botão “Home” deve ser usado.
Já para um público heavy user de internet, ele não é necessário, pois já está subentendindo que o logo funciona como acesso para a página inicial.
Precisando de um Agência de Marketing Digital?
Conheça a Ynusitado Digital Marketing Intelligence