Graph Search: saiba como otimizar seus anúncios no Facebook

Que o Facebook é uma importante ferramenta de marketing, todo mundo sabe. Mas, em 2013, o site lançou o Graph Search, ou Busca Social, otimizando sua ferramenta de busca interna e permitindo que empresas que possuem estratégia de marketing dentro da rede social conhecessem melhor seus públicos e segmentassem suas campanhas.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre como funciona o Facebook Graph Search, que pode te ajudar a otimizar seus anúncios na maior rede social do mundo.

Mas por quê segmentar campanhas?
A segmentação dos públicos e, consequentemente, das campanhas publicitárias podem trazer inúmeros benefícios. Dentre eles, os que mais se destacam são: se tornar mais relevante para seu público ao entregar mensagens mais precisas, que dialogam diretamente com o interesse deles, e reduzir custos, uma vez que campanhas segmentadas são mais assertivas, gerando mais retornos com menos investimento.

Utilizando o Graph Search para conhecer seu público
Agora que você já sabe da importância de conhecer bem seu público, pode começar a usar este recurso!

Você já pensou no tanto de informação que circula dentro do Facebook diariamente? Com as perguntas certas, é possível coletar informações relevantes sobre seus públicos e definir quais páginas e interesses iremos usar na parte de “Interesses Precisos”, na segmentação dos seus anúncios no Facebook.

Para isso, é preciso ter a ferramenta habilitada na sua página. Caso não tenha, basta mudar a configuração do seu idioma para inglês, visto que o Facebook, por enquanto, só liberou o recurso para este idioma.

Após isso, basta pensar, conforme falado, nas perguntas certas. O Graph Search permite novas variáveis na busca de determinado termo, realizando o cruzamento de informações como, por exemplo, pessoas que curtiram minha página e visitaram um local específico.

Por isso, pense bem nos termos que vai pesquisar antes de iniciar seu planejamento, tentando entender os termos relevantes para o seu nicho de mercado.

Além disso, por ser feito de um filtro disponível na pesquisa, é possível segmentar ainda mais seus resultados, separando-os por cidade, gênero, entre outras opções.

E lembre-se: como a ferramenta só é disponível no inglês, as perguntas também deverão ser feitas neste idioma.

E depois de conhecer seu público, como usar essas informações para otimizar os anúncios?
Quando souber em quais páginas seu público-alvo tem mais interesse, anote-as para utilizar na segmentação de suas campanhas. Por exemplo, se perceber que seu público curte muitas páginas relacionadas a empreendedorismo, como Sebrae e Geração de Valor, você pode direcionar seu anúncio para empreendedores, destacando as vantagens do seu negócio para esse público específico.

Da mesma forma, é possível inserir essas páginas na área de “Interesses Precisos”, para que sua postagem seja facilmente vista por todos que curtem essas páginas.

O Graph Search é uma ferramenta essencial para quem busca um bom planejamento de campanhas no Facebook Ads, conhecendo melhor seu público-alvo. Seja para se tornar mais relevante, ou para otimizar a rentabilidade dos seus anúncios, segmentar seus públicos, utilizando esse recurso gratuito que permite conhecer mais os interesses daqueles que queremos impactar, é fundamental.

E você, já utiliza o Facebook Graph Search? Tem alguma dúvida sobre quais perguntas fazer? Comente no nosso post e nos conte um pouco das suas impressões!

Precisando de um Agência de Marketing Digital?
Conheça a Ynusitado Digital Marketing Intelligence