Comprar listas de e-mail: entenda os impactos que isso traz ao seu negócio

Você já deve ter ouvido falar que comprar lista de e-mail é a forma mais rápida de conseguir contatos e atingir a um público maior com a estratégia de e-mail marketing. Mas nem todo caminho rápido é o caminho certo. Existem alguns fatores nessa prática que trarão muito mais impactos negativos do que positivos para sua empresa.

A seguir, veremos quais podem ser esses impactos e como você pode montar uma lista de e-mails realmente consistente?

Seus e-mails poderão ser considerados SPAMs

Comprar uma lista de e-mail, além de ilegal, não tem efetividade quase nenhuma, pois a maioria dos provedores de e-mail vão considerá-lo spam: caso a taxa de recebimento e de abertura do e-mail seja baixa, os provedores irão classificá-los negativamente e direcioná-los para caixa de spam ou até mesmo não enviá-los.

Comprar uma lista de e-mail pode ser uma grande furada, pois você estará gastando seu dinheiro e esforço em vão.

Listas compradas geralmente possuem baixa qualidade

Os responsáveis por fazer essas listas, não segmentam o público e nem checam se esses e-mails estão ativos ou não. De nada adianta comprar algo que não terá o alcance desejado e, se tiver, poderá ser para um público que não tem qualquer tipo de interesse em seus produtos ou serviços.

Esse é um fato que deve ser bastante observado, pois, por não serem segmentadas, essas listas podem trazer grande fracasso para suas campanhas de marketing.

Pode sujar a imagem da sua empresa

Quando uma pessoa recebe um e-mail que não solicitou ou que cujo conteúdo não seja do seu interesse, ao ver sua privacidade invadida, ela pode se sentir irritada e passar a rechaçar a marca. Ela, então, poderá compartilhar essa impressão negativa com o seu círculo social. E seu e-mail marketing pode, em vez de ser uma ferramenta positiva, se tornar uma arma contra sua própria empresa.

O que deve ser feito então?

Criar a sua própria lista de e-mails

Criar sua própria lista de e-mail pode dar um pouco mais de trabalho, mas será fácil perceber que isso é muito mais barato e seguro do que comprar uma pronta e correr o risco de estar fazendo algo ilícito.

Para criar uma lista, ofereça conteúdo relevante e de qualidade, que estimule o internauta a assinar sua newsletter. Além disso, oferecer artigos, ebooks, vídeos, tutoriais planilhas e infográficos em troca do cadastro de email é uma excelente opção.

Investir em marketing de conteúdo é uma das melhores formas de conseguir construir sua própria lista de e-mail. Fazendo isso, você atrairá mais público e as pessoas passarão a fornecer seus e-mails espontaneamente para receber mais informações relevantes sobre assuntos de seu interesse.

Quais são os benefícios em obter minha própria lista de e-mails?

Aumento da taxa de abertura e cliques

Quando as pessoas optam por receber seus e-mails marketing voluntariamente, elas demonstram interesse em seu conteúdo. Dessa forma, você obterá uma taxa de abertura e cliques muito maior.

Outro ponto importante é que com sua própria lista você poderá se diferenciar dos concorrentes e consolidar o seu próprio público.

Se você costuma comprar listas de e-mail ou se já pensou em comprar, pense bem! Veja que há mais contras do que prós nessa estratégia.

Nós mostramos o quão negativo será o impacto em seus negócios caso decida comprar uma lista de e-mail. O tiro poderá sair pela culatra e, o que é pior, você poderá perder dinheiro e, principalmente, credibilidade com isso!

Gostaria de receber mais novidades no seu e-mail? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre o mercado digital.

Precisando de um Agência de Marketing Digital?
Conheça a Ynusitado Digital Marketing Intelligence