Como utilizar autoresponder em suas campanhas de marketing digital

autoresponders

O bom uso do e-mail tem um papel fundamental em uma estratégia bem-sucedida de marketing digital pois garante que a comunicação com os clientes seja constante e eficiente. Para isso, recursos como o autoresponder são muito úteis. Veja por que você deve usá-lo nas suas campanhas de marketing:

O que faz o autoresponder

Em primeiro lugar, vamos deixar claro qual o papel desse recurso: enviar uma série de e-mails de forma automática, com um intervalo de tempo predefinido entre eles. Assim, podemos entender que os autoresponders são uma forma bem simples de automação de marketing.

De forma prática, é possível criar um sistema automatizado de nutrição de leads, baseado nos interesses dos usuários e nas melhores práticas de e-mail marketing.

Por exemplo: você pode programar o envio de uma sequência de emails específica somente para quem abriu a mensagem inicial de uma campanha ou clicou em um link dentro da mensagem.

Quando alguém abre o seu email ou clica em um link, é sinal de que está interessado no assunto e propenso a estabelecer uma conexão com sua empresa. Esses contatos, portanto, devem ser nutridos com mais conteúdo.

Por outro lado, os demais que não abriram o email demonstram que não estão interessados naquele assunto e continuar insistido no envio de mensagem com a mesma temática será em vão.

Trabalhar a campanha somente com uma base seleta, com aqueles que demonstram interesse pelo interesse pelo assunto, fará com que sua performance atinja patamares muito maiores do que trabalhar com uma base genérica.

Por que você deve usar o autoresponder

Será que faz tanta falta assim deixar de lado essa ferramenta? Com certeza. Basta pensar nos inúmeros benefícios conquistados com ela, e na grande facilidade de colocar esse recurso para trabalhar a favor da sua empresa.

Afinal, por meio de um processo automatizado de nutrição, conseguirá abordar as necessidades de seus leads de forma muito mais completa, seguindo um processo que pode ser facilmente acompanhado, ajustado periodicamente e, principalmente, replicado entre todos os que demonstrem interesse em saber o que você tem a dizer.

Segundo pesquisas recentes, empresas que usam a automação de marketing — o que envolve ferramentas como o autoresponder  — chegam a experimentar um impressionante aumento de 451% no número de leads qualificados.

Isso significa que por deixar de usá-lo, você poderia diminuir drasticamente o volume de negócios da empresa, desperdiçando grandes oportunidades.

Como utilizar o autoresponder nas campanhas de marketing

Já que o autoresponder é tão relevante, deve ser usado de forma apropriada dentro do planejamento de comunicação da companhia, a fim de gerar os resultados tão expressivos e desejados. Existem alguns casos diferentes em que ele pode ser utilizado:

Conteúdo instrutivo

No caso de cursos online dividido em várias partes ou tiver uma série de artigos que deseja que todo novo assinante leia, é só usar o autoresponder, que vai entregar o conteúdo no dia certo e dar início o fluxo de nutrição de leads.

Notas automáticas para os contatos

Deseja enviar uma nota de boas-vindas a cada novo assinante algumas horas depois de ter se inscrito em sua lista de envios? Dá pra fazer com o autoresponder. Com isso, cada pessoa que se achegar será bem recebida e se sentirá motivada desde o início a consumir o conteúdo recebido.

Agrados e presentes

Outra forma de se aproximar do seu público é por oferecer pequenos agrados e presentes (voucher com desconto, ebooks, convites, etc) ao completarem certo tempo como clientes. Novamente, basta programar essas mensagens com um autoresponder.

Em conclusão, podemos ver a importância de fazer bom uso de todas ferramentas disponíveis para que as campanhas de marketing tenham sucesso. Mais do que isso, seguir boas práticas e evitar armadilhas, como deixar de lado o autoresponder, fará toda a diferença no tipo de resultados que terá com seus esforços de conversar com o público.

Quer saber como implementar uma estratégia de autoresponder para seu negócio? Entre em contato conosco: deniszanini@deniszanini.com.br