Como usar materiais ricos para impulsionar leads

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Na busca por meios para aprimorar a geração de leads, muitas empresas recorrem aos materiais ricos. De fato, é uma estratégia interessante porque as pessoas estão dispostas a trocar algumas informações pessoais por conteúdos mais completos, úteis e de maior valor agregado. Contudo, não basta produzir, o que já dá bastante trabalho; é preciso fazer com que esses materiais cheguem até o seu público-alvo.

Por isso, preparamos uma série de dicas para você fazer uma boa divulgação dos seus e-books, whitepapers, série de vídeos, infográficos, relatórios, pesquisas de mercado ou qualquer outro tipo de material rico. Acompanhe!

1) Use o seu próprio blog

Nada mais natural do que utilizar a base da sua estratégia de conteúdo para lançar seus materiais. Aproveite suas publicações para colocar CTAs e palavras ancoradas com links que redirecionem para a landing page. Além disso, você pode usar os espaços do site para colocar banners ou pop-ups e reforçar a divulgação.

Outra alternativa é escrever um artigo sobre o material. Por exemplo, uma agência de viagens produz um e-book com um estudo sobre os destinos mais procurados pelos jovens brasileiros durante o inverno. Logo após, ela pode aproveitar o blog e fazer um post de lançamento do material expondo alguns dados contidos na pesquisa. A ideia é despertar a curiosidade do leitor e aproximá-lo da conversão.

2) Promova nas redes sociais

Não deixe de aproveitar do potencial de divulgação e da viralização das mídias sociais. Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e LinkedIn são algumas das plataformas que, caso você tenha um perfil nelas, devem ser usadas para impulsionar um material rico.

Uma boa dica é fazer mais de um post em cada rede social a fim de testar os dias e os horários que geram mais conversões.

3) Publique em grupos e em fóruns

Ainda nas redes sociais, uma alternativa além da própria página da empresa, é usar os grupos de discussão. A vantagem desses espaços é que o alcance orgânico é maior do que as fan pages — no caso do Facebook, por exemplo. O engajamento também costuma ser maior, visto que só participam desses grupos as pessoas naturalmente interessadas pelo tema.

Fora das redes sociais, os fóruns também são ambientes propícios para a promoção desses materiais. Mas lembre-se que a participação da sua empresa nessas comunidades não deve ser voltada apenas para a divulgação. Procure comentar de acordo com o contexto de cada tópico e veicule seu material rico em meio à discussão, desde que ele agregue valor a conversa.

4) Envie e-mails para os seus contatos

Essa estratégia é interessante caso sua empresa já tenha uma base de leads e deseja aumentá-la. Os materiais ricos, além de nutrir e qualificar as suas atuais leads, servem para multiplicar sua lista, visto que os próprios contatos podem compartilhar os conteúdos.

Evite ao máximo comprar listas de e-mails prontas, mesmo que seja para posteriormente formar uma base assertiva com os materiais. Essa é uma prática criminosa e pode manchar a imagem do seu negócio. Em vez disso, é possível aproveitar as pessoas cadastradas na sua newsletter ou os contatos de clientes que interagiram por outros meios, como em promoções, compras na loja física etc.

5) Utilize canais pagos

Por último, vale lembrar da importância dos anúncios para a divulgação de um material rico. Se a sua intenção é gerar um maior volume de leads em curto prazo, então, a compra de tráfego é uma estratégia recomendada. Aproveite as principais plataformas, como Google AdWords, Facebook Ads e Twitter Ads para promover seus materiais.

As segmentações e os métodos de pagamento oferecidos por essas ferramentas são seus grandes trunfos. No Facebook Ads, por exemplo, você pode direcionar os anúncios de acordo com os interesses dos usuários. No Google AdWords, o pagamento pode ser feito de acordo com cada conversão — esse sistema também é conhecido como CPA ou custo por aquisição.

Todas as ferramentas de divulgação destacadas são válidas para impulsionar os materiais ricos e para aumentar a geração de leads. Isso porque elas, quando bem usadas, permitem essa aproximação necessária com o público para iniciar futuras relações lucrativas com sua empresa.