Como “tirar” notícias negativas do Google?

Aparecer bem posicionado no Google é o sonho de muitas empresas. Mas quando o conteúdo em questão é negativo, o sonho torna-se pesadelo.

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Quando denúncias em sites de proteção ao consumidor, comentários maliciosos em blogs e reportagens em portais que de alguma forma coloquem em dúvida a reputação da empresa estão nas primeiras posições, geram uma mácula na imagem da corporação e também prejuízo financeiro.

Isso porquê o internauta, ao fazer  uma busca no Google e se deparar com algo pejorativo sobre uma marca, tende a não comprá-la, com receio de se arrepender.

Recentemente uma empresa, com vários anos de bons serviços prestados ao mercado, me procurou para ajuda-los a resolver um problema: um grande portal publicou uma notícia sobre uma suspeita (que depois se mostrou infundada) de atividades ilícitas envolvendo diversas corporações, inclusive ela.

Foi o que bastou para que essa notícia aparecesse em primeiro lugar quando fazíamos a busca no Google pelo nome da empresa.

Como expliquei para eles, não é possível “tirar” notícias do Google. Mas é possível “rebaixá-las”, criando conteúdo positivo que seja mais relevante.

A solução nesse caso é investir em uma tática de link bulding.

E o que é link building?

É construir uma rede de sites que façam menção ao seu site, por intermédio de publicação de uma URL.

De forma simplificada, se consegue links produzindo conteúdo relevante (artigos, tutorais, vídeos, fotos, infográficos, aplicativos) e disseminando em sites, blogs e redes sociais.

Link building é um processo que envolve principalmente as áreas de marketing, comunicação e TI, que serão responsáveis por identificar os principais sites, o alinhamento de conteúdo e sua produção.

Com um processo de link building bem feito, é possível verificar a efetividade dos resultados entre 3 e 6 meses.

Mas aqui vale duas ressalvas:

1) Se a empresa tiver má reputação no geral, com denúncias constantes, não há link building que dê jeito, pois sempre haverá conteúdo negativo novo para “ser combatido”

2) E reiterando: o conteúdo negativo não irá sumir, ele irá ser rebaixado para posições inferiores. O ideal é que ele fique posicionado da segunda página para baixo.

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