Como negativar palavras-chave no Adwords

master1305/freepik

Uma das etapas mais negligenciadas em campanhas de Lins Patrocinados é a negativação de palavras.

Negativar uma palavra é impedir que seu anúncio seja exibido quando alguém fizer uma busca no Google e essa palavra “proibida” estiver dentro do termo utilizado.

Como assim?

Exemplo 1: vamos supor que você tenha um loja virtual que venda exclusivamente perfumes importados. Ou seja: no seu catálogo não consta nenhum perfume nacional.

Na hora de configurar uma campanha nos Links Patrocinados, é essencial negativar a palavra “nacional” ou o termo “perfumes nacionais”, pois assim seu anúncio não será exibido para quem fizer uma busca por “perfumes nacionais” no Google (mensalmente, são realizadas cerca de 2.400 buscas por esse termo).

Exemplo 2: vamos supor que você tenha uma escola de culinária e todos os cursos são pagos. Na hora de configurar uma campanha no Adwords, palavras como “grátis”, “gratuito”, “aula grátis”, entre outras, devem ser negativadas. Para você ter uma ideia, o termo “curso de culinária grátis” tem uma média de 6,6 mil pesquisas mensais feitas no Google.

Evite perda de dinheiro e aumente seu Índice de Qualidade

À primeira vista, negativar uma palavra pode não parecer tão importante assim. Grave engano. Lembre-se que nos Links Patrocinados você paga por cliques. No exemplo 1, imagine então que alguém digita “perfumes nacionais” no Google, vê seu anúncio (que foi ativado pela palavra “perfume”) e clica nele. Pronto. Você acaba de perder dinheiro! Como o internauta perceberá que na sua loja não tem perfume nacional, só importados, ele não comprará de você.

Vamos considerar outra situação. Que o internauta viu seu anúncio, mas não clicou sobre ele. Mesmo assim você sai perdendo, pois isso fez diminuir o seu Índice de Qualidade (IQ). O Índice de Qualidade é a proporção entre a quantidade de vezes em que seu anúncio foi exibido e a quantidade de cliques que ele recebeu. Quanto maior seu IQ, melhor colocado ficará seu anúncio.

Como negativar?

É muito simples. Durante a configuração da campanha, em palavras-chave, haverá um item chamado “Palavras-chave negativas”. Basta escolhê-lo e incluir as palavras que você não quer que estejam atreladas ao seu anúncio.

Portanto, inclua a negativação de palavras em sua campanha de Adwords.

Para contratar a Denis Zanini Consultoria de Marketing Digital para criar e administrar sua campanha de links patrocinados, clique aqui.

Precisando de um Agência de Marketing Digital?
Conheça a Ynusitado Digital Marketing Intelligence