Como escolher a plataforma ideal para seu ecommerce?

escolhendo-uma-plataforma-de-ecommerce-para-seu-negocio

O varejo virtual é um ramo em crescente expansão, que atrai mais empresários a cada dia. Os objetivos do seu negócio, tipo de produto que vai comercializar, perfil do seu público-alvo, otimização do site e valores que dispõe para investimento pautarão o tipo de plataforma de e-commerce mais indicada para hospedar a sua loja.

As opções open source, que possuem códigos abertos para download gratuito, são as mais indicadas e dentre elas, três se destacam: Magento, PrestaShop e OpenCart. Vamos conhecer mais sobre cada uma delas, a fim de auxiliar na sua tomada de decisão.

Magento

Essa é a plataforma open source mais popular no mundo. Criada pela empresa americana Varian, em 2007, a Magento é responsável por aproximadamente 300.000 lojas virtuais. Os principais motivos que fazem com que ela caia no gosto dos empresários virtuais é a robustez, as diversas opções de customização e a otimização nas ferramentas de buscas — o popular e importante SEO.

Contudo, devido às diversas funções, ela é mais recomendada para negócios de maior porte, já que suas configurações e seus painéis administrativos são mais complicadas de serem operados. Isso requer um certo conhecimento em negócios digitais e demanda mais tempo para ficar pronta.

PrestaShop

Bastante popular na Europa, a PrestaShop é uma boa opção para lojas de menor porte. Ela é mais simples de ser operada e configurada e possui recursos de personalização, design amigável e SEO.

Outra vantagem dessa opção é a facilidade de integração com intermediários de pagamento, como o PayPal e o PagSeguro — boas opções para aumentar a segurança do seu e-commerce e as possibilidades de pagamento dos clientes.

No entanto, ela ainda não tem uma comunidade muito forte no Brasil e muitos usuários reclamam da falta de atualização dos bugs — os erros de software que atrapalham o funcionamento dela.

OpenCart

Assim como a PrestaShop, essa é uma boa opção que combina simplicidade e funcionalidade. Criada pelo americano Daniel kerr, a OpenCart é uma das plataformas open souce que mais cresce no mundo, principalmente graças à inserção de novos pequenos empresários no mundo virtual.

Mais leve das três opções de plataforma de e-commerce, ela é fácil de ser instalada e configurada e seu painel administrativo também é mais simples — uma excelente opção para pessoas leigas no assunto. Porém, ela possui menos recursos de customização e número de integração com terceiros.

Qual a melhor plataforma de e-commerce?

Como falamos no começo, o que vai auxiliar na tomada de decisão de qual plataforma de e-commerce vai sustentar a sua loja virtual é o planejamento de negócio. Tenha sempre em mente nesta etapa que alguns conceitos como User Experience (UX), SEO e otimizações são de extrema importância para garantir o sucesso do seu empreendimento.

Caso o seu e-commerce seja de maior porte, com um mix de produtos mais complexo, talvez a melhor opção para você seja a Magento. Agora, se a sua loja virtual for mais simples, optar pelas plataformas PrestaShop e OpenCart pode ser a melhor escolha.

Outro ponto a considerar é vislumbrar o futuro. Você pode ser um pequeno empresário agora, mas é preciso avaliar se a plataforma de e-commerce dará suporte para mudanças e expansões futuras.

Independentemente da sua escolha, lembre-se que por mais que os exemplos sejam gratuitos, será necessário um investimento com profissionais experientes nas plataformas, para fazer a personalização do layout e das configurações administrativas. Tudo isso para deixar a sua loja pronta para vender muito.

E aí? Interessado em receber uma proposta sobre plataformas de e-commerce para seu negócio? Então, basta CLICAR AQUI e preencher o formulário que entraremos em contato

Precisando de um Agência de Marketing Digital?
Conheça a Ynusitado Digital Marketing Intelligence