Como calcular o ROI das suas campanhas do Google AdWords?

Ter um bom plano de marketing digital como as campanhas do Google AdWords para promover o seu negócio, aumentando a visibilidade da marca, atraindo acessos para o site do produto e aumentando a probabilidade de conversão de vendas, é fundamental. Mas analisar os resultados das suas campanhas online periodicamente é, sem dúvida alguma, o caminho para ajustar e aperfeiçoar uma campanha de sucesso.

O ROI, que vem do inglês Return On Investment, mostra como está sendo o retorno do investimento. Por meio da fórmula que veremos a seguir, é possível calcular se a verba direcionada para a sua campanha está voltando como forma de lucro. E em caso negativo, possibilita redirecionar a verba estrategicamente para outras ações que apresentaram melhores resultados.

Por que é importante calcular o ROI?

O ROI é uma das métricas mais importantes para nortear uma campanha online. Digamos que você tenha atualmente 3 campanhas ativas. Por meio do cálculo do ROI, é possível enxergar claramente qual campanha está tendo um bom desempenho e, com essa informação em mãos, saber que atitude tomar com cada uma delas.

Considere que uma das campanhas está indo muito mal nos seus resultados e, consequentemente, está gerando prejuízo com relação ao que foi investido. Prontamente, você consegue desativar esta campanha e transferir o valor do investimento para as duas outras campanhas ativas. Isso serve também para apontar qual tipo de campanha não é efetiva com o seu público-alvo.

Como calcular o ROI?

A fórmula é bem simples e muito eficiente, pois o ROI calcula o retorno do investimento, relacionando o lucro obtido e o custo com a publicidade.

Vamos lá?

ROI = [receita – (custo dos produtos vendidos + valor investido na campanha)]

custo dos produtos vendidos

 

Exemplificando: digamos que o seu produto seja uma sapatilha e que você venda por R$100,00 o par. No entanto, a sapatilha custa R$50,00 pra você. Imagine que investiu R$200,00 em campanhas do Google AdWords, que geraram 10 vendas de sapatilhas.

 

ROI = [R$1000,00 – (R$500,00 + R$200,00)]

R$500,00

 

ROI = [R$1000,00 – R$700,00]

R$500,00

 

ROI = R$300,00

R$500,00

 

ROI = 0,6 ou 60%

E se o meu retorno foi ruim?

Muita calma nessa hora! Como falamos anteriormente, o ROI é um termômetro que mede como está indo cada uma de suas campanhas ativas. Se alguma delas está indo mal, você pode desativá-la e investir em outra que está se destacando ou optar por reinvestir nela para melhorar o que não está indo tão bem.

Em ambos os casos, é o ROI que vai te indicar qual caminho tomar. Portanto, preste sempre atenção a esta métrica.

Como melhorar o seu ROI em campanhas do Google AdWords?

Neste caso, o importante é entender a relação entre o custo do investimento e a qualidade de cliques. Ou seja, compreender o conceito e a aplicação de um bom índice de qualidade faz com que a otimização da sua campanha não impacte negativamente no seu bolso. De que forma?

  • Palavras-chave de alta qualidade podem custar menos por clique.
  • Os anúncios de alta qualidade podem aparecer mais bem posicionados, sem custar nada a mais por isso.
  • Mais cliques podem ser gerados com a verba definida, pois seus anúncios serão exibidos com maior frequência, também sem custar mais por isso.

Portanto, ajuste suas palavras-chave para obter maior desempenho na campanha. Além disso, o Google AdWords oferece a ferramenta Otimizador de Conversões, em que é possível fazer ajustes de Custo Por Clique de forma inteligente, de modo a receber o número máximo de cliques lucrativos possíveis por aquisição (CPA = Custo Por Aquisição).

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