O carrinho abandonado (processo de compra interrompido na hora do cadastro para pagamento) é um pesadelo que persegue boa parte dos lojistas online.
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Para que isso não seja recorrente em seu ecommerce, veja algumas dicas de como evitar o abandono ou recuperar a venda.
1) Evite formulários de cadastros extensos: Isso desestimula a compra. Peça somente as informações essenciais. Em casos de formulários maiores, divida-os em mais telas.
2) Disponibilize a opção “Compra em 1 clique” para usuários cadastrados: As soluções de pagamento já dispõem de tecnologia de armazenamento seguro de dados de cartão de crédito que viabilizam a implementação da compra com 1 clique.
3) Envie email marketing: Se o usuário não concluiu a compra, envie email marketing o mais rápido possível, oferecendo ajuda ou outras formas de pagamento caso ele esteja com dificuldades em concluir a compra ou algum tipo de benefício extra (desconto, voucher para uma próxima compra, etc)
4) Recuperação de carrinho: ofereça ao seu cliente a possibilidade de recuperar facilmente o carrinho atual em uma ocasião futura. O comprador que desiste em determinado momento pode querer refazer a compra depois, e essa alternativa permite a finalização posterior da compra iniciada anteriormente.
Alguns dados interessantes: segundo pesquisa da SeeWhy, o cliente que retorna ao site, mesmo que tenha abandonado o carrinho aumenta a chance da loja realizar uma segunda venda em 300%. Outro dado interessante é que segundo a pesquisa, clientes que abandonam o carrinho gastam (por ano) 19% a mais do que aqueles que nunca abandonaram o carrinho.
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