Aprenda o que são KPIs e melhore sua eficiência digital

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Os KPI’s (Keys Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Performance) são peças fundamentais para o mundo digital, seja para sites, blogs, redes sociais, email marketing, anúncios, etc. Eles servem para quantificar o retorno da ação, indicando se os objetivos foram atingidos e orientando ações para melhorar os resultados.

Por analogia, podemos considerar os KPIs como uma espécie de consultores. São eles que irão analisar o negócio da empresa, verificar os principais pontos críticos, checar o alinhamento dos objetivos com o escopo e passar suas impressões aos decisores. Logicamente, os KPI’s, sozinhos, não fazem nada. Eles apenas fornecem subsídios para a consolidação de uma ideia.

É a própria empresa que define o KPI, de acordo com sua natureza e o seu objetivo. Sua definição deve passar pelos profissionais responsáveis pela estratégia da empresa, não apenas àqueles relacionados à tecnologia ou ao marketing. Ele deve ser claro e do conhecimento de todos os envolvidos.

É importante ressaltar que o KPI não é apenas um número. Ele deve trazer um contexto. Por exemplo: um tíquete médio de R$ 1.000,00 é muito ou pouco? A resposta depende de outras variáveis, como o preço médio do produto, quantidade de unidades vendidas, metas de faturamento, periodicidade de compras etc.

Ex: Vamos supor que na sua loja tenha 3 produtos: o produto A custa R$ 10.000,00, o produto B R$ 5,000,00 e o produto C R$ 1.000,00 Se o tíquete médio for de R$ 1.000,00, é sinal que a situação não está boa, pois as pessoas estão gastando um valor aquém do desejado.

Agora, se mudarmos os valores dos produtos para: A (R$ 1.000,00), B (R$ 500,00) e C (R$ 100,00) seu tíquete médio de R$ 1.000,00 está excelente.

KPI’s, portanto, não são “números puros”, eles precisam ser trabalhados dentro do planejamento.

Alguns exemplos clássicos de KPI’s

  • Taxa de Conversão: Total de Vendas ÷ Total de Visitas ao site
  • Tíquete-Médio: Total de Receita ÷ Total de Vendas
  • Índice de retorno: Total de visitas retornantes ÷ Total de clientes
  • Índice de engajamento: Total de visitantes que utilizaram minha ferramenta ÷ Total de visitantes
  • Alcance: Total de audiência do meu conteúdo ÷ Total de usuários na internet brasileira
  • Índice de influência social: Total de posts “curtidos” ou “retuitados” ÷ Total de posts publicados

Não existe um número máximo ou mínimo de KPI’s. Isso está vinculado à complexidade do objetivo. Para grandes ecommerces, que comercializam milhares de produtos, são necessários muitos KPI’s. Para um blog pessoal, às vezes um ou dois KPI’s (comentários postados, por exemplo) bastam.

Abaixo, veja vídeo-palestra do Google sobre como calcular o ROI (Return Over Intestiment, ou Retorno Sobre o Investimento).

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