Aprenda como calcular o ROI do seu marketing digital de uma vez por todas

Você sabia que criar uma boa campanha não é a única parte importante para alcançar o sucesso? Um passo fundamental para potencializar os efeitos do marketing em seu negócio é mensurar os resultados das suas ações. Somente assim será possível verificar os erros e acertos da sua estratégia e saber o que é necessário mudar. Uma das melhores formas de fazer isso é a partir de uma métrica conhecida como ROI. Ainda não sabe o que é isso? Então leia este post e saiba tudo sobre o assunto!

O que significa ROI?

A sigla ROI quer dizer Return on Investment (Retorno sobre investimento, em português). E, de uma forma simples, ele representa o cálculo do retorno financeiro alcançado a partir dos gastos com investimento em alguma ação. Ou seja, ele te ajuda a analisar o quanto sua empresa ganhou com cada estratégia realizada.

É uma métrica muito utilizada no marketing para avaliar se o investimento realmente valeu a pena. Assim, é possível verificar seu houve prejuízos, se os ganhos foram bons e quais são as ações de marketing que têm o melhor retorno. O cálculo do ROI é essencial por isso, pois evita que sua empresa perca dinheiro com ações que não dão resultados.

Como calcular o ROI?

O primeiro passo no cálculo do ROI é saber os valores que fazem parte da conta. São eles:

  • Valor do investimento: representa todos os gastos feitos para colocar a ação ou a estratégia em prática. Isso inclui custo com pessoal, ferramentas, contratação de agências etc.;
  • Ganhos finais: esse valor representa os lucros obtidos a partir da ação ou estratégia. É importante levar em conta que nem todos os resultados obtidos em ações de marketing são financeiros. Mas isso não é um problema para o cálculo do ROI, basta definir um valor fictício e representativo para esse tipo de resultado.

Com esses dados em mente, basta utilizar a seguinte fórmula:

ROI = (ganhos finais – valor do investimento) / valor do investimento

Como analisar o resultado do ROI?

O resultado obtido será o quanto seu investimento inicial foi multiplicado ou dividido a partir da estratégia. Assim, se a partir do cálculo você teve ROI com o valor 1, significa que seu retorno foi exatamente igual ao que foi gasto e suas ações serviram apenas para repor os custos. Abaixo disso, já significa prejuízo e acima significa ganhos relevantes. Se o resultador for um ROI de 2, por exemplo, significa que seu lucro foi o dobro do valor investido.

Com isso é possível perceber que ações de marketing digital são realmente relevantes para seu negócio e trazem um bom resultado. Você poderá ver também quais estão dando prejuízos e necessitam de melhorias ou de serem cortadas da estratégia. Mas nunca deixe o cálculo e análise do ROI e de outras métricas de lado. Mensurar resultados é algo indispensável ao investir em marketing digital.

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