App converte leitura de notícias positivas em doação para ONGs

Em época de fake news e futilidade digital, poder consumir conteúdo relevante, de qualidade e que traga impactos positivos e reais para a sociedade é como encontrar ouro em meio aos seixos.

 

É isso que o Ribon, aplicativo criado  por 3 estudantes da Universidade de Brasília, proporciona: divulgação de notícias propositivas e inspiradoras e que premia quem as lê com moedas virtuais para serem usadas em doações para ONGs.

 

Funciona da seguinte a forma: a pessoa baixa o app e faz o cadastro. Toda vez que ela abre o aplicativo para ler uma notícia, ganha ribons (moedas virtuais) para serem usadas na doação para entidades.

ribon

O internauta escolhe que tipo de doação fazer:

 

  • Medicamentos: as doações são recebidas pela Schistosomiasis Control Initiative (SCI), que atua na erradicação de doenças tropicais por meio da distribuição de remédios;
  • Água potável: as doações são recebidas pela Evidence Action, que atua no tratamento e acesso à agua potável para consumo e higiene;
  • Fortificação alimentar: as doações são recebidas pelo Project Healthy Children (PHC), que atua no combate à desnutrição infantil;
  • Saúde básica: as doações são recebidas pela Living Goods, que atua no fornecimento de saúde básica no sudeste africano.

 

Logicamente, o aplicativo conta com patrocinadores, que são quem realmente financia as doações. Segunda a empresa, 70% a 80% de todo o recurso arrecadado é encaminhado para as doações, do restante, 100% é reinvestido no Ribon.

 

Todas as instituições apoiadas pelo Ribon estão listadas no The Life You Can Save como algumas das 17 ONGs mais eficientes do mundo em relação ao impacto social x dinheiro arrecadado.

 

Com os mais de 1 milhão de ribons já doados, foi possível prover:

 

  • Saúde básica completa para uma pessoa por 4175 dias
  • Tratamento contra esquistossomose para uma pessoa por 8551 dias
  • Água potável suficiente para uma pessoa por 11216 dias
  • Prevenção contra desnutrição para uma criança por 22877 dias

 

O app está disponível para os sistemas Android e iOS. Para instalá-los basta clicar no link a seguir https://ribon-landing.herokuapp.com/