Adwords: quer melhorar seu índice de qualidade? Negative palavras-chave

A cena é corriqueira: a empresa percebe que a quantidade de pedidos via site diminuiu. Então o responsável pelas campanhas de publicidade online acessa o Google Adwords e identifica que o índice de qualidade da campanha nas últimas semanas está abaixo da média. Para corrigir esse problema, o responsável:

a) Aumenta o valor do clique
b) Compra palavras-chave que o Google identificou como “oportunidades”
c) Aumenta o budget diário
d) Cria mais anúncios
e) Todas as anteriores

É bem provável que, dependendo do grau de desespero da empresa, ela escolha a opção “e”, achando que, com essa força tarefa, os resultados voltem a melhorar. Isso de fato pode acontecer.

Mas uma das melhores soluções em  curto e médio prazos para melhor o índice de qualidade da uma campanha é negativar palavras-chave, coisa que pouca gente faz. Negativar palavras-chave é impedir que seu anúncio apareça quando a busca do internauta estiver vinculada a algo que sua empresa não vende.

Vamos supor que você tenha uma loja virtual que venda exclusivamente camisas atuais de futebol de clubes estrangeiros. Na sua campanha de adwords certamente irá constar o termo “camisa de futebol internacional”. Mas se você não negativar algumas palavras, seu anúncio pode aparecer para pessoas que estão em busca de troca de camisas, comprar camisas retrô, ver fotos de camisas, informações sobre coleção de camisas…

Por isso, negative esses termos. Se você nunca negativou palavras-chave, não se assuste com a queda do número de cliques. Isso vai acontecer, pois aquelas pessoas que clicavam no seu anúncio em busca de outros produtos desaparecerão. Em compensação, seus cliques gerarão mais leads e seu CTR e índice de qualidade irão aumentar.

Além dos termos mais óbvios, para saber quais outras palavras negativar, clique em Palavras-chave da campanha desejadada, depois em Detalhes. Irá aparecer um menu com o item “Termos de Pesquisa”. Clique em “Todos”. Você irá ver o que as pessoas digitaram para chegar ao seu anúncio. Negative aqueles que não tem vínculo com seu negócio.

Faço isso regularmente, pois a “criatividade” de como as pessoas buscas coisas no Google aumenta todos os dias ;-)

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