4 estatísticas que mostram que automação de marketing vale a pena!

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Existe um momento nas vidas de empresários em que a necessidade de expandir será sentida. Normalmente, quando os empreendedores se voltam para suas equipes de marketing e perguntam: “Como crescer a minha empresa?”, a resposta ouvida é uma só: automação do marketing.

No artigo de hoje, vamos conversar sobre uma das ferramentas de marketing que mais têm crescido nos últimos cinco anos (existem 11 vezes mais empresas usando a automação do marketing hoje do que em 2011) e que tem sido a responsável pelo crescimento de muitas empresas em diversos ramos.

Continue lendo para saber mais!

1) Empresas que usam automação do marketing aumentaram seus leads qualificados em até 451%

Podemos definir automação do marketing como uma ferramenta que permite entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento certo.

Isso significa que esse mecanismo possibilita um trabalho de nutrição de leads muito mais completo e personalizado, pois um dos principais aspectos da automação do marketing é a compreensão de que cada lead carrega suas particularidades – alguns possuem menos recursos, outros estão em posições avançadas na jornada de compras e cada um deseja um produto diferente.

A automação do marketing permite que a empresa segmente os leads em diferentes perfis e níveis de engajamento, possibilitando que suas nutrições sejam mais eficientes e que o processo gere um aumento de até 451% no número de leads qualificados da estratégia, segundo o Hubspot.

2) Empresas B2C que usam automação do marketing chegam a 50% de conversão

Uma das importâncias da automação do marketing é que ela busca evitar o desperdício de leads. Em muitas estratégias, é comum perder leads que não seguem o roteiro linear predeterminado pela campanha. Para combater perdas desse tipo, a automação do marketing entende que leads não realizam um caminho padrão dentro de suas jornadas de compras.

Cada lead se comporta de uma maneira e, por essa razão, precisa de um sistema automatizado que se adapte ao seu comportamento para haver o mínimo de desperdício e o máximo de aproveitamento.

É por isso que as empresas B2C que passaram a aplicar um sistema completo de automação do marketing alcançaram taxas de conversão de leads de até 50% (dados do Email Monday)!

3) A automação do marketing proporciona um aumento de 14% na produtividade em vendas

A falta de leads bem nutridos à disposição da empresa é, em grande medida, a razão da não concretização de negócios pela sua equipe de vendas. Quanto menos preparado está um lead, mais trabalho é necessário para levá-lo à compra.

Como a automação do marketing ajuda a nutrir leads e transformar mais contatos em leads qualificados, as oportunidades chegam para o time de vendas com muito menos resistência e muito mais propensas a fechar negócio.

Assim, não só as negociações exigem menos de cada vendedor, como também duram menos tempo, permitindo que mais vendedores possam negociar com mais oportunidades e, consequentemente, aumentar a produtividade desse setor. Após realizarem a automação do marketing, algumas empresas conquistaram um aumento de 14% (segundo os Resultados Digitais) na produtividade de seus vendedores.

4) Automação do marketing pode levar a um aumento de 10% no faturamento em até 9 meses

Vamos recapitular o que aprendemos até agora com esse artigo:

  • A automação do marketing ajuda a gerar um aumento de até 451% no número de leads qualificados;
  • Desses novos leads, cerca de 50% são convertidos para a próxima fase do funil, porque o sistema não desperdiça ou abandona nenhum lead;
  • Com oportunidades mais preparadas nas mãos do time de vendas, a produtividade dos vendedores pode ser aumentada em até 14%.

O resultado lógico desse raciocínio é o aumento do faturamento da empresa, certo? Correto! As empresas que implementaram a automação do marketing tiveram um aumento de 10% (dados do Hubspot) em seus faturamentos entre os primeiros 6 e 9 meses de utilização da ferramenta.

Portanto, estamos falando de um recurso muito poderoso para aumentar o rendimento empresarial. Fato corroborado pelas 79% das empresas de maior sucesso (segundo o Email Monday) que já utilizam a automação do marketing há pelo menos dois anos.

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