10 dicas para promover seu negócio e fazer networking usando o Google Hangout

 

Em setembro, palestrei no Social Media Week São Paulo sobre como utilizar o Google Hangout para promover negócios e fazer networking.

Usei como base minha experiência de quatro anos apresentando o Social 175, o primeiro programa de entrevistas sobre marketing digital a usar o Google Hangout.

São ao todo mais de 60 programas abordando temas como netnografia, big data, UX, email marketing, mídias sociais, direito digital, economia da recorrência, SEO, entre outros.

Para quem não sabe o Google Hangout é uma plataforma de videoconferência gratuita disponível no Google Plus. A videoconferência é transmitida ao vivo e depois fica armazenada no canal do Youtube da pessoa/empresa.

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Por conta disso, o Google Hangout é uma ótima ferramenta para fazer apresentações, entrevistas, coletivas, etc para promover negócios e fazer networking.

Abaixo, listo 10 dicas para promover seu negócio e fazer networking usando o Google Hangout que usei no Social Media Week. Se você gostou e quiser conferir o vídeo da palestra na íntegra, basta clicar aqui.

1) Escolha um tema e um modelo de programa: há basicamente 3 modelos de programa: talk show (com um entrevistador e um entrevistado), mesa redonda (várias pessoas comentam sobre um assunto) e individual (quando uma única pessoa fala sobre um determinado tema). Escolha o modelo e o tema central do programa, para atrair o público-alvo certo (ex: moda, contabilidade, alimentação, humor, etc)

2) Defina uma periodicidade: muito importante ter um dia e horário definidos, para “doutrinar” os espectadores, ou seja, para que eles saibam que no dia tal no horário X, basta sintonizar no Youtube para assistir ao vivo o programa.

3) Desenvolva uma pauta: elabore uma lista com tópicos a serem abordados no programa. Se for uma entrevista, tenha uma minibiografia do entrevistado.

4) Convide e agende as entrevistas: Mande invite para o entrevistado e todos que forem participar do programa, para não haver risco de esquecimento.

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5) Crie landing pages: crie páginas específicas para cada programa, em que o interessado deverá cadastrar seu email para receber o link de acesso para acompanhar a entrevista ao vivo. Isso é uma ação estratégica de alto impacto para a construção de mailling.

6) Divulgue o programa: use e abuse das mídias sociais e do email marketing para divulgar o programa

7) Envie emails: no dia do programa, envie uma sequência de 3 emails para quem se cadastrou para assistí-lo. O primeiro pela manhã, para lembrá-lo que o hangout será naquele dia; o segundo, cerca de uma hora antes, como reforço; e o terceiro quando estiver começando o hangout, com o link de acesso.

8) Estimule perguntas, comentários e likes: a interatividade é importantíssima para o sucesso de um hangout. Estimule os internautas a enviarem perguntas e comentários e darem like se estiverem gostando. O número de comentários e likes é um dos fatores que o Youtube usar para rankear um vídeo.

9) Faça sorteios durante o programa: para manter a audiência acessa, faça sorteios durante e no final do programa, especialmente para premiar quem fez comentários.

10) Compartilhe o vídeo: após o término do programa, não se esqueça de embedá-lo em seu site, blog e redes sociais.

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